Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 12 de Janeiro de 2011 às 01:29
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Um alarme falso acabou causando o maior tumulto já registrado no município de Nortelândia ( 253 km de Cuiabá) na noite desta terça-feira (11.01), quando centenas de pessoas que residem nas proximidades do Rio Sant’ana receberam a informação de que o reservatório da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) da empresa Firenze Energética, recém construída, teria rompido e ameaçava inundar a cidade .

Imediatamente as pessoas começaram a deixar suas casas e propriedades rurais nas proximidades do rio, temendo que algo de pior acontecessem.

A cidade inteira foi acordada e um tumulto se formou em todas as ruas e bairros do pacato município do Médio-Norte, algumas famílias inclusive esvaziaram suas casas e procuraram pontos altos para se proteger, outros correram para a cidade vizinha de Arenápolis.

As autoridades do município imediatamente buscaram informações a respeito da veracidade do fato, como o prefeito municipal Neurilan Fraga que contatou a direção da empresa e obteve uma resposta negativa quanto ao que foi propalado na cidade. “Nada de anormal ocorreu, está tudo tranqüilo, houve um alarme falso e uma precipitação de algum morador que causou todo este tumulto” informou o prefeito.

A diretora da PCH, Simone Matico, em entrevista ao Repórter News disse que não houve nenhum rompimento de barragem conforme estavam espalhando, e que ocorreu apenas o inicio da operação do vertedor, visto que o processo de enchimento do reservatório foi concluso com cem por cento de segurança e sucesso. “Alguém usou de má fé e espalhou um boato que acabou gerando este tumulto desnecessário, não há nenhuma anormalidade e tudo esta sob controle até porque não houve nenhum rompimento da barragem” esclareceu.

A diretora tranqüilizou a população e se desculpou pelo ocorrido, reafirmando que todos os procedimentos realizados até agora de enchimento do reservatório estão sendo realizados dentro das normas de segurança e que a construção se deu também conforme os parâmetros legais. Ela disse ainda que todo esses procedimentos haviam sido comunicados por meio de faixas, panfletos e avisos nas escolas e comunidades, bem como em veículos de comunicação, portanto não havia necessidade de tamanho transtorno.

A empresa fez noticiar em carro de som por volta da meia noite comunicado  tranqüilizando os moradores e pedindo para que todos retornarem as suas residências, o que acalmou os ânimos e a cidade pode voltar a dormir em paz.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/105328/visualizar/