Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 17 de Dezembro de 2010 às 06:51
Por: Jean Campos

    Imprimir


A recontagem dos votos referentes ao pleito de 2010, feita ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), oficializou a reeleição do deputado federal Pedro Henry (PP), que obteve 81.454 votos. No dia da cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos, Nilson Leitão (PSDB), que recebeu 70.958 votos, perde a vaga na Câmara Federal. Ele foi o único eleito pelo partido. A mudança no quadro dos candidatos eleitos não se estendeu à Assembleia Legislativa.

Foram computados os votos de cinco candidatos a deputado estadual e um candidato a deputado federal, que haviam concorrido em situação sub judice, ou seja, indeferidas pelo TRE, mas que obtiveram êxito em recursos impetrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O advogado de Nilson Leitão, Marcelo Segura, informou que irá recorrer da decisão. “Antes da retotalização, não tínhamos materialidade para tomar nenhuma medida. Existe a possibilidade do STF rever a decisão”, explicou o advogado.

Um dia antes da recontagem, o Tribunal Superior Eleitoral entendeu que só seriam válidos votos de candidatos com registro liberado. Segundo o ministro Arnaldo Versiani, esse entendimento desestimula as legendas de lançar candidatos “ficha-suja”. Com a nova determinação, os votos do candidato a deputado federal Willian Dias (PTB), que teve o registro indeferido, não puderam ser recontados. Os 2.098 votos do petebista poderiam assegurar o mandato a Nilson Leitão, já que ambos foram candidatos pela mesma coligação.

Além de Pedro Henry, foram computados ontem os votos dos candidatos a deputado estadual Gilmar Fabris (DEM), com 20.885 votos; Jardirene Rodrigues da Silva (PT), com 651 votos; Patrícia Mariany Maciel Pereira (PSC), com 161 votos; Ernanes Vieira dos Santos (PRB), com 355 votos; e Ivanildo do Carmo Juvenal (PTC), com 71 votos.

Os votos dos candidatos a deputado estadual colocam Gilmar Fabris na condição de primeiro suplente da coligação “Senador Jonas Pinheiro”, que elegeu Zé Domingos (DEM) e Dilmar Dal Bosco (DEM).

O TRE já havia computado, em datas anteriores, os votos dos candidatos a deputado estadual Izolina Ferreira de Moraes (PP), com 384 votos; e Silvio Carlos Duarte (PP), que recebeu 182 votos. Eles também haviam tido a candidatura indeferida pelo TRE, mas conseguiram recurso favorável junto ao TSE. Na mesma situação estão os candidatos a deputado federal Alediner Mesquita Borba (PPS), que recebeu 2.009 votos; Sueli Dias de Oliveira (PTN), que obteve 198 votos ; e Dorgival da Silva (PRP), com 1.462 votos. Os votos não mudaram o quadro de eleitos, como ocorreu na última recontagem.

Também foram eleitos à Câmara Federal os deputados Carlos Bezerra (PMDB), Homero Pereira (PR), Ságuas Moraes (PT), Júlio Campos (DEM), Valtenir Pereira (PSB) e Eliene Lima (PP).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/107556/visualizar/