Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 14 de Dezembro de 2010 às 08:16
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


Alexander Maia se articula, é incluído na cota do PR e vai ser mantido na Sema; republicanos emplacam outros 6
Alexander Maia se articula, é incluído na cota do PR e vai ser mantido na Sema; republicanos emplacam outros 6

Em reunião nesta segunda (13) com a direção regional do PR, o governador reeleito Silval Barbosa (PMDB) resolveu acatar 7 indicações da legenda republicana para o primeiro escalão, além da tendência de confirmar Teodoro Lopes à frente do Detran. Uma das novidades nestas últimas rodadas de negociação é a permanência do coronel PM Alexander Maia no comando da secretaria estadual de Meio Ambiente. O ex-deputado Emanuel Pinheiro, que havia ganhado respaldo político para conduzir a Sema, declinou do convite. Preferiu assumir vaga na Assembleia, já que haverá abertura de ao menos duas cadeiras na coligação PMDB-PT-PR. Os republicanos convenceram Silval ao sustentar a tese de que Maia, embora não tenha traquejo político, está fazendo "um bom trabalho técnico" e tem se esforçado para acabar com os gargalhos e problemáticas, como a burocracia nos processos que tramitam na área ambiental. 

O blog apurou com exclusividade que o governador confirmou na reunião que, na cota do PR, vão entrar no primeiro escalão os nomes do deputado estadual João Malheiros para a Cultura, de Maia na Sema, do contador Cézar Zílio na Administração, de Arnaldo Alves, que será remanejado da Infraestrutura para o Planejamento ou assumirá a presidência da Agecopa, e a continuidade de Eder de Moraes na Casa Civil e de Pedro Nadaf na Indústria, Comércio, Minas e Energia. O deputado federal Wellington Fagundes sinalizou que deve aceitar o cargo de secretário de Transporte e Pavimentação Urbana (hoje Sinfra). Apesar disso, pediu trégua até a próxima semana. Antes da decisão oficial, ele quer consultar a direção nacional do PR, do qual é presidente em Mato Grosso. Se Wellington integrar o staff, sua vaga na Câmara ficará com a suplente Serys Marly (PT). Caso o deputado fique de fora da equipe de Silval, a tendência é que Nilton de Brito, ligado a Luiz Pagot, seja nomeado secretário.

O PT deve ficar com duas pastas, a de Educação, que já comanda desde 2007 no governo Blairo Maggi, e a Procuradoria-Geral do Estado. As opções continuam sendo, respectivamente, os nomes de Carlos Abicalil e de Alexandre Cesar. Caso Abicalil venha ser nomeado à presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ou em outro cargo federal, Alexandre poderá assumir a Seduc, maior pasta da estrutura do Estado. Esse pleito foi apresentado pelo próprio Alexandre e está sob análise do Palácio Paiaguás.

O PP deve emplacar Pedro Henry na Saúde, caso este não consiga validar os votos e entrar como reeleito na Câmara Federal. Os progressistas querem também a pasta de Esporte e Lazer e, para a Ciência e Tecnologia deve emplacar oficialmente o deputado federal reeleito Eliene Lima. Com isso, as duas vagas do PP na Câmara vão ficar com os suplentes Neri Geller e Roberto Dorner.

O PMDB do governador Silval já tem garantido a Comunicação, sob Osmar de Carvalho, a área social, com a primeira-dama Roseli Barbosa, e o Desenvolvimento do Turismo para a deputada estadual eleita Teté Bezerra. O partido comandado no Estado pelo cacique Carlos Bezerra passou a pleitear também a nova secretaria das Cidades. Vai ocupar espaço do PP, que, em moeda de troca, será contemplado com a Saúde, dona do segundo maior orçamento, atrás apenas da Educação.

O deputado estadual José Domingos está confirmado como futuro secretário de Desenvolvimento Rural, mesmo sendo de um partido de oposição, o DEM. Esse esforço do governador Silval para tê-lo no staff é motivado por duas situações: atrair os democratas e, assim, ampliar a base na Assembleia e, ao mesmo tempo, contemplar o suplente Gilmar Fabris.

Como estão hoje as negociações para o novo staff do governo Silval Barbosa

PT
Educação - Carlos Abicalil ou Alexandre Cesar
Procuradoria-Geral do Estado - Alexandre Cesar
PR
Transporte e Pavimentação Urbana - Wellington Fagundes ou Nilton de Brito
Indústria, Comércio, Minas e Energia - Pedro Nadaf
Casa Civil - Eder de Moraes
Meio Ambiente - Alexander Maia
Administração - Cézar Zílio
Planejamento - Arnaldo Alves ou José Gonçalves Botelho
Cultura - João Malheiros
Detran - Teodoro Lopes
PP
Ciência e Tecnologia - Eliene Lima
Saúde - Pedro Henry
Esportes - Leandro Soares
PMDB
Desenvolvimento do Turismo - Teté Bezerra
Cidades - indefinido (Nico Baracat é cotado)
Comunicação - Osmar de Carvalho
Assistência Social e Trabalho - Roseli Barbosa
DEM
Desenvolvimento Rural - José Domingos
Indicação pessoal do governador
Fazenda - Edmilson dos Santos
Segurança Pública - Diógenes Curado
Justiça - Paulo Lessa (Francisco Faiad corre por fora)
Casa Militar - Antonio de Moraes





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/107913/visualizar/