Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 11 de Dezembro de 2010 às 18:15

    Imprimir


O vírus da gripe H1N1, que assolou o mundo no ano passado, voltou à Grã Bretanha, matando 10 pessoas nas últimas seis semanas, disseram as autoridades de saúde neste sábado. A Agência de Proteção da Saúde da Grã Bretanha (HPA) disse que as dez mortes ocorreram em adultos, todos abaixo de 65 anos, e na sua maioria com problemas de saúde pré-existentes.

"Nas últimas semanas, temos visto um aumento no número de casos de gripe sazonal tanto do tipo H1N1 (de 2009) e do tipo B, na comunidade", declarou o professor John Watson, chefe do departamento de doenças respiratórias do HPA. "Também recebemos relatos de pacientes com doenças graves, que precisaram de hospitalização e de surtos de gripe em escolas de todo o país."

A gripe H1N1 eclodiu em março de 2009 e rapidamente se espalhou pelo mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que cerca de 18.450 pessoas morreram por causa do vírus, incluindo muitas mulheres grávidas e pessoas jovens. A OMS declarou em agosto o fim da pandemia.

Watson disse ao jornal Independent que a Grã Bretanha parecia estar na "vanguarda" do mais recente surto, com outros países europeus começando a ter seus primeiros casos de gripe suína. A HPA disse que frequentemente acontece do caso de a cepa de uma pandemia tornar-se a cepa sazonal mais comum durante a próxima estação de gripe, portanto o retorno do H1N1 não foi uma surpresa.

Uma porta-voz da HPA disse que houve um aumento do relato do número de casos de gripe nos consultórios médicos da Grã Bretanha, mas isso era esperado durante os meses de inverno. "Em termos de números de casos de gripe, isso não é nada incomum", disse.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/108094/visualizar/