Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 11 de Dezembro de 2010 às 09:34
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


A deputada estadual eleita Teté Bezerra está confirmada pelo Palácio Paiaguás como a nova secretária de Desenvolvimento do Turismo, assim como o também parlamentar João Malheiros na Cultura, conforme antecipou o blog com exclusividade na última quarta (8). Ela entra no staff como cota do PMDB, mesmo partido do governador Silval Barbosa, enquanto Malheiros é indicação do PR do senador eleito Blairo Maggi.

Inicialmente, a legenda peemedebista estava de olho na Educação, maior pasta da estrutura da máquina estadual, mas o PT avisou que não abriria mão de continuar em seu comando, seja com o deputado federal Carlos Abicalil, que ainda vive expectativa de ocupar cargo federal, seja com outro petista. Tentou também emplacar Teté na Agricultura Familiar, assim que o governador sinalizou com a possibilidade de mudá-la de adjunta do Desenvolvimento Rural para ficar com estrutura de secretaria. Como recuou, o PMDB perdeu o interesse e passou a buscar outro segmento.

Como o partido assegurou quatro indicações no futuro governo da presidente Dilma Rousseff (PT), entre elas a de Pedro Novais para o Ministério do Turismo, o governador Silval decidiu, então, adotar a estratégia da verticalização acerca de cargos no primeiro escalão. Entende que, assim, ficará mais fácil para a secretaria buscar recursos e parceria com o governo federal tendo no Turismo um ministro do partido. Novais é deputado federal pelo Maranhão. Trata-se de um veterano da Comissão Mista de Orçamento. Já integrou o órgão ao menos 14 vezes. Os outros ministérios que estarão sob PMDB são de Agricultura (Wagner Rossi), de Minas e Energia (Edison Lobão), de Previdência (Garibaldi Alves) e a Secretaria de Assuntos Estratégicos (Moreira Franco).

Efeito Copa

Teté se mostra empolgada com o desafio de conduzir uma pasta que lhe dará mais visibilidade do que se fosse ocupar a cadeira na Assembleia. É que Mato Grosso vive o boom do efeito da Copa do Mundo de 2014. Sua Capital será uma das 12 sedes do Mundial e um dos setores que vivem expectativa de receber grandes investimentos é o turismo. Ademais, contará com apoio do marido-deputado, tido como exímio articulador junto aos Ministérios por recursos. Ex-deputada federal, Teté vai ter um orçamento para o próximo ano de R$ 86,6 milhões. O Orçamento-Geral do Estado previsto é de R$ 11,2 bilhões.

João Malheiros é outro confirmado no primeiro escalão. Ele aceitou a pasta da Cultura, embora não seja do setor. Foi eleito neste ano para o terceiro mandato. Em sua trajetória de mais de 20 anos de vida pública, Malheiros teve passagem pela Câmara de Cuiabá como vereador e foi ainda secretário-chefe da Casa Civil do governo Blairo Maggi. Com as saídas confirmadas de Malheiros e de Teté, da coligação PR-PMDB-PT, ficam com vagas garantidas desde já na Assembleia os suplentes Ondanir Bortolini, o Nininho, e Emanuel Pinheiro, que também é cotado para conduzir o Meio Ambiente.

Silval encerra na segunda (20) a rodada de reuniões com partidos e seus dirigentes sobre montagem da equipe. A partir daí, concluirá a reforma do secretariado e também daqueles que vão ocupar cargos de segundo escalão. A tendência é que até quarta (22) o peemedebista anuncie oficialmente os nomes dos 23 do staff que tomarão posse em 1º de janeiro.

Saiba mais aqui sobre o novo secretariado do governo Silval Barbosa 





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/108146/visualizar/