Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 10 de Dezembro de 2010 às 07:32

    Imprimir


As contas de campanha do governador Silval Barbosa (PMDB) passaram pelo crivo da auditoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), recebendo aval com “ressalvas”. O balanço financeiro do chefe do Executivo estadual, que soma gastos da ordem de R$ 21 milhões nas eleições de 2010, aguarda parecer do Ministério Público Eleitoral. A Corte Eleitoral deve julgar as contas do governador na próxima semana. Silval estimou inicialmente gastos de até R$ 30 milhões no pleito deste ano.

Os pareceres da auditoria do Tribunal e do Ministério Público Eleitoral embasam o processo que será encaminhado para relatoria. No entanto, o parecer da equipe de técnicos da Corte Eleitoral soa como forte indicativo de que o chefe do Executivo estadual deverá ter seu balanço financeiro aprovado pelo Pleno do TRE. Em eleições anteriores, como as de 2006, candidatos conseguiram ter suas contas de campanha aprovadas – mesmo pesando sobre os processos pareceres pela reprovação da auditoria e do MPE.

Os pareceres são instrumentos que balizam a análise mais apurada dos membros da Corte Eleitoral. Entretanto, cabe aos magistrados a palavra final. Além do balanço financeiro do governador, a equipe do Tribunal se apressa para garantir o julgamento na próxima semana do total de 67 prestações de contas. Esse é o número dos eleitos e suplentes em até terceiro grau que deverão ser diplomados pela Corte neste mês.

O TRE trabalha para realizar o ato de diplomação no dia 16 de dezembro. Hoje é feriado para a Justiça Eleitoral de Mato Grosso, referente ao Dia da Justiça. O feriado é comemorado no dia 8 de dezembro, mas por determinação do presidente da Corte, desembargador Rui Ramos, o feriado foi transferido. Dessa forma, será mantido plantão na sede do órgão, das 13h às 19h, para os trabalhos relativos à prestação de contas. As sessões para a próxima semana ocorrem na segunda, terça e quarta-feiras.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/108281/visualizar/