Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 09 de Dezembro de 2010 às 23:26

    Imprimir


O Brasil prepara novas medidas para conter a sobrevalorização do real e deter a "guerra cambial" entre as principais economias do mundo, relata o "Financial Times".

"Estamos prontos para tomar novas medidas se houver uma nova valorização do real", disse Guido Mantega, ministro da Fazenda, em uma teleconferência nesta quinta-feira. "Com a situação na Europa sob condições de estresse, esperamos ver uma continuação da guerra de câmbio nos próximos meses."

Segundo o diário britânico, Mantega disse ainda que as medidas não serão anunciadas com antecedência, mas que as autoridades têm falado recentemente em utilizar leilões de derivativos cambiais ou controle sobre os fluxos de novos investidores estrangeiros.

Em outubro, o governo brasileiro já havia elevado a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de investimentos estrangeiros nas aplicações de renda fixa de 4% para 6% --apenas duas semanas após elevar a alíquota de 2% para 4%.

Além disso, aumentou o IOF sobre a margem de garantia para investimento estrangeiro no mercado futuro e promoveu intervenções do Banco Central para a compra de dólares.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/108297/visualizar/