Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 06 de Dezembro de 2010 às 10:42
Por: Priscilla Mendes

    Imprimir


Em 1º de fevereiro, 223 novos deputados desembarcam em Brasília e se juntam a outros 290 reeleitos para tomar posse. Mas, muito antes disso, em dezembro, a Câmara abre a temporada de escolha de gabinetes e realiza um sorteio entre os novatos para definir onde cada um vai se instalar. Os “sortudos” ficam no Anexo 4, que tem uma sala mais ampla e banheiro privativo. Já os “azarados” são deslocados para o renegado Anexo 3, com salas menores e sem banheiro.

Participam do sorteio, que acontece dia 22, os excluídos da lista de prioridades da Câmara. E, segundo estimativa da primeira Secretaria, apenas 170 deverão concorrer este ano. O deputado reeleito, por exemplo, não precisa participar porque tem direito de ficar em seu gabinete original, ainda que ocupado por suplente. Mas ele pode tentar a sorte se estiver no Anexo 3 e quiser mudar para o Anexo 4.

Também estão dispensados do sorteio – nesta ordem – os ex-presidentes da Câmara; os que tiverem dificuldade de locomoção ou tenham necessidades especiais; idosos; mulheres; suplentes eleitos que tenham exercido o mandato por pelo menos um ano e ex-parlamentares. Em caso de empate, tem preferência o deputado mais idoso entre os que estão há mais tempo na Casa.

Quem se enquadra em qualquer um desses critérios deve indicar por escrito um gabinete de sua preferência até 20 de dezembro.

Anexos

Os gabinetes da Câmara estão distribuídos em dois prédios: o Anexo 3 e o Anexo 4. As 432 salas do Anexo 4 são cobiçadas porque são mais amplas (39m²) e arejadas, têm duas janelas e um banheiro privativo para o deputado. O prédio, de dez andares, é mais novo e possui cinco elevadores. O acesso ao prédio principal, onde estão as comissões e o plenário, é feito por uma passagem subterrânea com esteira e escada rolante, tudo para amenizar a caminhada de cerca de 15 minutos.

 

anexo 4 esteira(Foto por Priscilla Mendes/R7)



Os 77 gabinetes do Anexo 3, por sua vez, são menores (33,7 m², geralmente divididos em duas salas). Os deputados que ali trabalham não têm banheiro privativo e precisam usar o banheiro do corredor, que chega a atender 30 gabinetes de uma vez. Porém, o lado bom dessas salas é que estão bem próximas às comissões.

anexo 3(Foto por Priscilla Mendes/R7)



Os assessores do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) reclamam de falta de privacidade do gabinete, localizado no Anexo 3. Ali trabalham cinco pessoas, mas há apenas quatro mesas. O improviso tenta driblar a falta de armários e a papelada acaba sendo amontoada em cima de cadeiras.

- Eu só tenho mesa quando o deputado não está aqui, que eu acabo usando a mesa dele. É muito pequeno e desconfortável.

Vanhoni, que é deficiente físico, foi reeleito, mas deverá continuar na mesma sala devido à proximidade do plenário.

Já o gabinete do deputado Carlos Melles (DEM-MG), no Anexo 4, arranca elogios. Entrando em sua quinta legislatura, o parlamentar decidiu reformar sua sala em 2003. Tirou do bolso cerca de R$ 18 mil reais, segundo o chefe de gabinete, e garantiu o conforto dos assessores e dele próprio: móveis planejados, sala de recepção, baias entre os computadores, pequena copa com frigobar e cafeteira.

- O deputado recebe muitos prefeitos aqui e achamos importante oferecer o mínimo de conforto.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/108721/visualizar/