Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 01 de Dezembro de 2010 às 07:32

    Imprimir


Nos últimos 21 anos 209 jovens entre 15 e 24 anos morreram por causa da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) em Mato Grosso. A ascensão da doença nesta faixa etária preocupa, pois são pessoas mais suscetíveis ao relacionamento com vários parceiros e ao consequente risco da contaminação. No Dia Mundial de Luta contra à doença, ações de prevenção e educativas para combate à discriminação serão realizadas no Estado.

A coordenadora estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids e Hepatites Virais, Marlene Plaster, evidencia que apesar de estarem alerta ao uso da camisinha em relação a adultos e idosos, ainda há 39% dos jovens entre 15 e 24 anos que deixam de usar camisinha na primeira relação sexual. O índice foi apurado em levantamento realizado pelo Ministério da Saúde (MS) com jovens de todas as regiões brasileiras em 2008 e aponta que o uso diminuiu ao longo da vida sexual. De acordo com apenas 31% dos entrevistados, não houve uso do preservativo em todas as relações sexuais dos últimos 12 meses feitas com parceiro fixo. "Os dados mostram que eles se expõem mais e têm mais parceiros ocasionais", analisa Marlene.

Doze por cento dos registros no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) no Estado, estão concentrados entre adolescentes e jovens na série histórica. Em virtude do dado, Marlene diz ser importante a reflexão entre os jovens sobre o comportamento sexual.

Ações - Em Várzea Grande haverá passeata no centro, partindo da praça na avenida Couto Magalhães, às 9h, e seguindo até à Igreja Nossa Senhora do Carmo. Haverá ainda distribuição de preservativos no terminal rodoviário Blairo Maggi, Restaurante Popular e contorno da região do 0 km. Na Capital, as 63 unidades de saúde oferecerão testes e distribuirão camisinhas. Cartazes com incentivo à prevenção e conscientização estão expostos no transporte coletivo. Alta Floresta realizará peças de teatro e festival de dança para conscientizar as pessoas quanto à importância da prevenção. Na praça central de Rondonópolis será montada uma tenda, onde serão realizados testes e distribuição de preservativo.

Teste rápido - Pessoas que quiserem fazer teste rápido para constatar se têm o vírus HIV podem se encaminhar a um dos 52 Centros de Testagem e Aconselhamento do Mato Grosso. Após um aconselhamento, a pessoa terá uma pulsão feita no dedo para retirada de um pouco de sangue. Em 15 minutos o resultado é conhecido e se der positivo, o paciente será encaminhado para outros exames.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/109212/visualizar/