Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 29 de Novembro de 2010 às 18:37

    Imprimir


Perigo: som alto demais tira a concentração do motorista
Perigo: som alto demais tira a concentração do motorista

Dirigir com os vidros fechados e o ar-condicionado ligado protege o motorista do excesso de ruído externo, mas também pode criar um isolamento perigoso, se o volume do rádio ou do cd-player do carro estiver alto demais. A advertência é do médico Marcelo Hueb, especialista em Otorrinolaringologia e medicina do tráfego. “A música que se ouve no carro deve relaxar o motorista, mas sem tirar dele a atenção do trânsito à sua volta”, afirma Hueb.

Quais são os prejuízos que o ruído do trânsito diário podem trazer ao motorista?

Além de prejudicar a audição, o barulho alto demais também traz ansiedade, irritabilidade, stress e taquicardia. O ruído do motor, do atrito dos pneus ao solo, de buzinas e de outras fontes de emissão sonora combinadas podem gerar um grau de pressão sonora acima da capacidade de tolerância do ouvido e da psiquê humana. Mas não se evita isso fechando os vidros para ouvir música em volume mais alto ainda. O excesso de barulho dentro do carro é tão prejudicial quanto o externo, ou até mais.

Qual é o volume aceitável para se ouvir música dentro do carro?

Aquele que permita ao motorista continuar percebendo os sons naturais do trânsito, como buzinas e freadas, para poder se orientar. Estar no trânsito, seja como condutor, passageiro ou transeunte, requer atenção redobrada e plena utilização dos sentidos. A audição e a visão devem estar sem impedimentos. Os vidros fechados efetivamente diminuem o nível da pressão sonora externa para dentro do veículo e contribuem para a diminuição de eventuais danos à audição. Mas esse benefício perde sentido se o condutor e os passageiros ficarem expostos a um alto nível de pressão sonora gerada dentro do próprio veículo. Os vidros fechados refletem o som e causam uma reverberação, amplificando os efeitos nocivos sobre o ouvido humano.

Acessórios de som, como woofers e amplificadores, podem piorar a situação?

Qualquer fonte que emita som em alta intensidade pode ser prejudicial à audição, por vezes com danos irreversíveis, como zumbidos e surdez. A utilização de woofers, subwoofers e tweeters ressalta a qualidade do som em relação à sua frequência, seja ela grave, média ou aguda. A música gerada por estes acessórios é mais limpa e rica em qualidade. Entretanto, pela grande potência quando utilizados em associação a amplificadores, a intensidade sonora pode ser exagerada e causar prejuízos, principalmente oriundo dos tweeters. Além disto, a qualidade que se ganha com a diversidade sonora desses equipamentos é perdida com a distorção provocada por uma grande amplificação.

Quais precauções o motorista que sofre de labirintite precisa tomar para dirigir com segurança?

Labirintite equivale a vertigem. Pacientes em crise aguda não devem em hipótese alguma dirigir ou exercer atividades que requeiram equilíbrio e atenção. Um episódio súbito de vertigem pode levar à perda do controle de um veículo com consequências imprevisíveis e nefastas; é pior do que dirigir alcoolizado. A utilização de medicamentos específicos, reabilitação do labirinto e melhor condicionamento físico e mental podem ajudar bastante nestes casos, minimizando e até interrompendo as crises. Esta é uma doença dos ouvidos e todo paciente assim acometido deve ser avaliado por um médico otorrinolaringologista.  





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/109392/visualizar/