Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 26 de Novembro de 2010 às 16:31

    Imprimir


Apesar dos avanços no tratamento da Aids, portadores do vírus HIV sofrem com preconceitos e estigmas em relação à doença. Eles reclamam também de isolamento. De acordo com uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (26), 41% dos soropositivos no Brasil dizem se sentir sozinhos ou isolados em razão de serem portadores da doença e 22% se consideram um “peso” para amigos e familiares.

O levantamento, chamado Atlis (sigla em inglês para Pesquisa Internacional sobre Tratamento da Aids para Vida), foi feito em 12 países, incluindo o Brasil. Os resultados indicam que 97% das pessoas com a doença consideram que é preciso educar melhor a população sobre HIV e Aids, como forma de reduzir os estigmas.

Um dos principais incômodos são pessoas que acreditam que a doença possa ser transmitida por atividades simples do dia a dia, como abraçar, compartilhar alimentos, bebidas, apertar as mãos, beijar ou usar o banheiro com pacientes com HIV/Aids.

Os soropositivos ainda têm dificuldades para falar com as pessoas sobre sua situação. Praticamente metade dos entrevistados (46%) se diz extremamente preocupados com o fato de outras pessoas saberem que eles estão infectados pelo vírus.

As principais preocupações que eles têm a respeito do assunto são a discriminação social (91%), o impacto sobre sua capacidade de estabelecer relações futuras (45%) e o risco de perder família e amigos (44%).

Apesar disso, a grande maioria das pessoas que vivem com HIV já revelaram a situação para ao menos uma pessoa – 92% delas já fizeram isso. Enquanto isso, 84% já falaram sobre o assunto com familiares, especialmente para os irmãos, e 60% já contaram para amigos.

A pesquisa foi feita pela IAPAC (Internacional Association of Physicians in Aids Care), com o apoio do laboratório MSD.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/109686/visualizar/