Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 23 de Novembro de 2010 às 14:32

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), por meio do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), realiza, nos dia 25 e 26 de novembro, o II Fórum para Elaboração da Política Estadual de Saúde da Pessoa com Deficiência. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, localizado à Rua Antônio Dorileo, nº 1.100, no bairro Coophema, em Cuiabá.

Segundo a diretora do Cridac, Lucia Maria de Campos Provenzano, são convidados para o Fórum profissionais das diversas especialidades na área de reabilitação de pessoas com deficiência, como gestores federais, estaduais e municipais e todos aqueles que envolvidos com a saúde deste segmento da população. O objetivo é traçar caminhos para garantir melhor qualidade de vida e a inclusão social desse grupo, legitimar as decisões e viabilizar o cumprimento do que está definido na Política da Pessoa com Deficiência e no que preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS).

Para Lúcia Provenzano, o resultado das pesquisas e a escuta das necessidades dessa clientela oportunizam reflexões dos problemas das pessoas com deficiências, e que geram propostas para a inclusão na Política da Pessoa com Deficiência. Sendo o objetivo final a garantia dos direitos individuais desse grupo e proporcionar a acessibilidade aos bens e serviços do SUS a eles.

A metodologia do encontro será desenvolvida por meio de palestras, mesas redondas, relatório do primeiro fórum e depoimentos de entidades que atuam na área como a Associação Mato-grossense de Deficientes (Amde). Na ocasião será feita a apresentação da Minuta da Política Estadual de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, que foi elaborada por meio do relatório técnico do I Fórum que ocorreu em setembro deste ano.

PROGRAMAÇÃO – O II Fórum tem sua abertura programada para as 9h do dia 25.11 (quinta-feira).

9h30 - Palestra sob o tema, “ Deficiência Intelectual”: Palestrante Andrea Duarte Lins do Ministério da Saúde.

Das 10h30 às 12h - Discussão sobre a Elaboração da Política Estadual de Saúde da Pessoa com Deficiência.

14h - Palestra: “Regulação”. Palestrante: Josafá Catarino do Vale, gerente do Complexo Regulador

15h - Palestra: “Atenção Odontológica para pessoas com deficiências”. Palestrante: Daniely Beatrice Ribeiro do Lago, diretora do Ceope

Às 16h30 - Palestra: “Atenção ao Ostomizado”. Palestrante: Andrea Duarte Lins, representante do Ministério da Saúde.

17h - Depoimento de Representantes do Conede (Conselho Estadual de Direitos das Pessoas com Deficiência ).

Sexta-feira (26.11)

8h - Palestra: “A importância da elaboração da Politica Estadual de Saúde da Pessoa com Deficiência”. Palestrante: Drº. Miguel Slhessarenko Júnior, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e Lúcia Maria de Campos Provenzano, Diretora do Cridac.

8h30 - “Orientação da Metodologia de apresentação da Minuta da Política Estadual de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência”.

8h45 - Apresentação do relatório do I Fórum para Elaboração da Política Estadual de Saúde da Pessoa com Deficiência.

Das 9h15 às 11h30 - Apresentação da Minuta da Política Estadual de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência

11h30 – Depomimentos e debates

14h30 – Continuação das apresentações da Minuta da Política Estadual de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência

16h – Encerramento do Evento.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/110042/visualizar/