Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 22 de Novembro de 2010 às 14:58

    Imprimir


Para levar à população informações importantes sobre o pulmão e os principais tipos de doenças relacionadas a ele, a Sociedade de Pneumologia e Tisiologia de Mato Grosso (SBPT/MT) realiza, em parceria com a Unimed Cuiabá, o Tour pelo Pulmão. Entre os dias 28 de novembro e 05 de dezembro, será disposta, no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, uma instalação inflável com 190 m², composta por sete salas que reproduzem a estrutura de um pulmão humano e apresentam, de forma realista, as principais doenças.

Problemas relacionados ao pulmão são campeões em gastos, internações e aposentadorias por invalidez. “As pessoas geralmente atribuem fatores como cansaço e dores no peito a doenças cardiológicas e procuram um profissional desta especialidade. Mas, muitas vezes o que elas têm são doenças pulmonares”, destaca a presidente da SBPT/MT e médica cooperada da Unimed Cuiabá, Keyla Medeiros Maia Silva.

Uma constatação de que as pessoas não se preocupam com o pulmão foi percebida com a realização do Projeto Latino-Americano de Investigação em Obstrução Pulmonar (Platino). Após a aplicação de um questionário que identificou pessoas com fatores de risco, foi realizado o exame de espirometria. “Percebemos que, de cada 100 pessoas que possuem Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), 80 não faziam ideia do problema, o que é algo preocupante”, salienta a médica.

Por conta disso, a Sociedade Brasileira de Pneumologia, juntamente com as entidades internacionais, elegeu 2010 como o ano do pulmão. “Hoje, as mulheres, no banho, verificam nódulos no seio e correm ao médico graças à informação que foi disseminada. Queremos que as pessoas com cansaço, dores no peito e tosse seca há mais de 15 dias, por exemplo, procurem um especialista”.

Tour pelo Pulmão - Em 2010, o Tour pelo Pulmão passou pelas cidades de Vitória (ES), Recife (PE), Fortaleza (CE), São Luiz (MA), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Cuiabá (MT) e Belém (PA).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/110171/visualizar/