Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 19 de Novembro de 2010 às 12:37

    Imprimir


Agricultores de Mato Grosso estão correndo para tirar o atraso no plantio da soja. De acordo com o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária, cerca de 30% da área destinada à cultura ainda não foi semeada. O céu carregado de nuvens é sinal de que a chuva pode chegar a qualquer hora, por isso os agricultores aproveitam cada momento para fazer o plantio da safra de soja.

Na fazenda de Marui Joton, em Sinop, norte do estado, o trabalho está na reta final. Ele diz estar mais aliviado agora, já que este ano começou a plantar com quase um mês de atraso. “A situação chegou a preocupar no começo, todos os agricultores da região, não só nossa região como todo o norte do Mato Grosso. Teve caso, que não foi o nosso aqui, porque choveu dia 20, mas que choveu só no dia 30 de outubro. Então está muito atrasada a planta da soja mesmo”.

A chuva que faltou no começo do plantio agora está normalizada. A situação dá um pouco mais de tranquilidade para os produtores rurais da região norte de Marto Grosso.

Segundo o agrônomo da Embrapa Auster Farias, as lavouras estão se desenvolvendo bem e mesmo aquelas que ainda vão ser plantadas devem se desenvolver bem. “Para a soja em si, esse atraso de chuvas a gente não espera que seja prejudicial ao potencial produtivo da cultura. O problema deste atraso vai se refletir na área plantada e no potencial produtivo da cultura em safrinha, que aqui no estado é, principalmente, a cultura do milho”, afirma.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/110379/visualizar/