Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 19 de Novembro de 2010 às 07:43
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


"Capitão do Mato" acumula 55 anos de prisão e, como nos outros crimes, negou participação na execução de 3 amigos

O ex-pistoleiro Noreci Ferreira Gomes, 52, o "Capitão do Mato", foi condenado a 25 anos de prisão pelos homicídios de José Ferreira Almeida, Arili Manoel Oliveira e Pedro Francisco Silva, ocultação dos cadáveres das 3 vítimas e de Itamar Barcelona, além de formação de quadrilha. A sentença foi anunciada pela juíza de Várzea Grande, Maria Erotides Kneip Macedo no início da madrugada de ontem. Esta é a terceira condenação do réu, somando 55 anos de prisão.

Noreci foi condenado a 14 anos de prisão em setembro passado pelo assassinato do vaqueiro Renato Batista Cury, 21, em novembro de 2003. Pelo sequestro do gerente de uma serralheria Carlos José Rodrigues a pena foi de 16 anos. Este julgamento ocorreu no ano passado.

Embora tenha pedido a inocência de Noreci pelo triplo-homicídio, o advogado de defesa Lenildo Márcio da Silva considerou branda a pena de 22 anos e 6 meses pelas mortes, 1 ano e 6 meses por ocultação de cadáveres e 1 ano por formação de quadrilha. O defensor destaca que ainda não conversou com Noreci sobre a possibilidade de recorrer da decisão.

O acusado afirmou em depoimento não ter praticado os homicídios. Teria apenas assistido a tortura e assassinatos dos amigos que pescavam em uma das lagoas da fazenda São João, de propriedade de João Arcanjo Ribeiro, que estava preso no Uruguai na época dos crimes. Noreci é apontado como capanga contratado para proteger a fazenda do "Comendador".

José Ferreira, Arili Manoel, Pedro Francisco e Itamar foram surpreendidos inicialmente pelo pistoleiro Aderval José dos Santos, o "Paraíba", que atirou contra Itamar e rendeu os outros amigos. Foi Aderval quem ligou para Noreci, que estava em outra fazenda, avisando da situação. O "Capitão do Mato" foi até a São João com o pistoleiro Joilson Queiroz. Os 2 são apontados como os mandantes dos outros 3 assassinatos.

Os amigos foram espancados e amarrados juntos, sendo jogados dentro da represa em seguida. Depois de mortos, os corpos foram retirados e jogados em uma estrada vicinal de acesso a Nossa Senhora do Livramento.

Também na fazenda São João, Noreci assassinou com um tiro o vaqueiro Renato. Ele teve o corpo carbonizado e "desovado" a 6 km da propriedade. O condenado alega que o tiro que atingiu a cabeça da vítima foi acidental.

Noreci foi preso em maio de 2009, após ficar mais de 5 anos foragido. Duas denúncias anônimas de que ele estaria envolvido no sequestro do empresário Antônio Pascoal Bortoloto, 64, dono da Todimo, em 1º de abril de 2009, levaram a Polícia até o acusado.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/110421/visualizar/