Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 18 de Novembro de 2010 às 13:40

    Imprimir


A EBX, holding do empresário Eike Batista, lançou uma oferta hostil de compra da mineradora canadense Ventana, cujo principal ativo é um projeto de produção de ouro na Colômbia. Se conseguir adquirir todas as ações em circulação no mercado, o grupo brasileiro desembolsará US$ 1,2 bilhão.

Eike Batista já possui uma participação de 20% na Ventana. O Conselho de Administração da mineradora deve se reunir nos próximos dias para analisar a oferta, que não foi negociada com a companhia.

Segundo comunicado da EBX, a oferta será quitada em dinheiro (com recursos próprios em caixa) e pode contar com um possível financiamento. Embute, diz, um prêmio de 26% sobre o valor das ações da Ventana Bolsa de Toronto na terça-feira. A expectativa do grupo de Batista é fechar a operação em 35 dias.

A mina em desenvolvimento da Ventana, uma empresa especializada em pesquisa mineral, se localiza a 400 km de Bogotá. Batizada de La Bodega, tem capacidade estimada de produção de até 11 toneladas de ouro ao ano.

A oferta da EBX ocorre num período de forte valorização do preço do ouro, metal precioso cuja cotação costuma subir em tempos de crise. Isso porque o metal é visto por investidores em busca de de proteção como um ativo seguro.

O negócio, se concretizado, marca a volta de Eike Batista às suas origens. O empresário começou a amealhar sua fortuna intermediando a compra e a venda de ouro e diamantes na Amazônia nos anos 80. Hoje, investe desde minério de ferro e petróleo a restaurantes e hotéis.

APPLE

Batista tem manifestado, em palestras recentes e no seu twitter, o desejo de investir também em empresas de alta tecnologia. Citou como exemplo a possibilidade de instalar no Brasil uma fábrica para montar os equipamentos vendidos pela americana Apple.

Seria uma forma, segundo o executivo, de baratear produtos como o iPad. Procurado, o grupo EBX diz, porém, que não há uma negociação formal com a empresa de Steve Jobs.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/110498/visualizar/