Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 17 de Novembro de 2010 às 09:24

    Imprimir


O ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, nesta terça-feira (16), pedido de liminar em Habeas Corpus que contesta a renovação da prisão do ex-policial civil João Arcanjo Ribeiro, o “Comendador Arcanjo”, na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Segundo o ministro Ayres Britto, “o exame provisório” do pedido não o “permite desqualificar os fundamentos adotados” pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para negar solicitação idêntica feita pelos advogados de Arcanjo naquela Corte.

A decisão do STJ rejeitou a alegação de que Arcanjo é vítima de constrangimento ilegal e que a renovação da prisão dele em penitenciária de segurança máxima teria ocorrido sem a observância do contraditório e da ampla defesa. Segundo o STJ, a alta periculosidade do acusado, não só por extensa ficha criminal como pela natureza dos delitos que cometeu, permite que ele seja mantido na Penitenciária Federal de Campo Grande.

A decisão afirma ainda que a Lei 11.671/08, que trata da transferência e inclusão de presos em estabelecimentos penais federais de segurança máxima, não restringe a possibilidade de renovação do período de permanência do detento no presídio federal, apenas esclarece que a decisão tem que ser motivada pelo juiz.

O ministro Ayres Britto cita, em sua decisão, trechos da decisão do juiz que renovou a detenção de Arcanjo no presídio de segurança máxima. Segundo o juiz, relatório do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) afirma que Arcanjo permanece no controle das atividades do jogo do bicho em Cuiabá e que, em 2008, a Polícia Civil no Estado desarticulou onze pontos de funcionamento de apostas ilícitas na região.

“Por tudo quanto posto, indefiro a liminar, reservando-me, é claro, para mais detido exame da causa por ocasião do julgamento de mérito deste habeas corpus”, concluiu o ministro, que solicitou informações “pormenorizadas” ao Juízo da 2ª Vara Criminal de Cuiabá sobre as alegações feitas pela defesa de Arcanjo no STF.

Com informações da assessoria do STF.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/110656/visualizar/