Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Concursos/Empregos
Sexta - 12 de Novembro de 2010 às 09:25

    Imprimir


Aguardado desde 2004, o concurso da Polícia Federal previsto para 2011 será um dos maiores já realizado. O total de vagas pode chegar a 1.352, distribuídas em cargos de nível superior - Delegado Federal (150), Agente de Polícia (396), Escrivão (362) e Papiloscopista (116) – e nível médio - Agente Administrativo (328).

O pedido de abertura do concurso está em análise no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). O lançamento do edital deve acontecer ainda no primeiro semestre do próximo ano.

“Com a proximidade de grandes eventos no País, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, a Polícia Federal fez um planejamento de abertura de mais vagas para suprir demanda nacional. Além de 2011, podemos esperar novos editais até 2013”, explica Adriano Barbosa, professor da Rede de Ensino LFG e Delegado Federal.

A abertura de vagas para os cargos de Delegado, Papiloscopista e Agente Administrativo são esperadas desde o concurso de 2004, que registrou mais de 180 mil inscritos. A expectativa é que o concurso de 2011 tenha um número ainda maior. “Pesquisas apontam que a Polícia Federal está entre as instituições mais confiáveis, por isso a carreira passou a ser mais valorizada e procurada. Além disso, temos a questão da valorização profissional, evolução salarial e a gestão por competências”, explica Adriano.

Delegado Federal
O cargo de Delegado Federal é considerado hoje o Gestor da Polícia, é o responsável por presidir inquérito policial, coordenar atividades de investigação e realizar o planejamento estratégico. A remuneração mensal é de R$ 13.368,68, um dos maiores salários da administração pública federal direta. Para concorrer a vaga, o candidato deve ser graduado em Direito.

O advogado Carmine Del Gaizo Netto estuda para o concurso de Delegado Federal desde 2003 e agora com a expectativa de realizar a prova em 2011, redobrou a atenção aos estudos. “Assim que fiquei sabendo da previsão do edital, o ânimo voltou e a vontade de estudar aumentou. Acelerei meu cronograma, comecei a ficar mais atento e concentrado nas aulas”, conta.

O advogado chegou a fazer a prova em 2004, mas ficou um ponto abaixo da nota de corte. Desde então, passou a estudar todos os dias mesmo sem a previsão de um novo concurso. “Na época cheguei a ficar desanimado com o resultado, mas não desisti, sempre tive o cargo de Delegado como objetivo de carreira”, lembra. A rotina de estudos de Carmine começa logo cedo, pela manhã ele estuda em casa até 15h30, com livros e exercícios, por volta das 17h busca distração na academia do curso preparatório LFG, e às 19h15 entra na sala de aula onde fica até 22h30.

Para o delegado e professor Adriano Barbosa essa preparação é fundamental. “O novo concurso deve ser diferente do anterior, a tendência é que tenha mais ênfase na carreira jurídica. O candidato deve estar preparado para duas fases, questões discursivas e peça própria. As disciplinas básicas para estudo são aquelas que chamamos de ‘núcleo de matérias públicas’: Direito Penal, Processual Penal, Previdenciário, Tributário, Constitucional e Administrativo”, enfatiza.

Instituição lança novos cursos preparatórios para Carreiras da Policia Federal

A Rede de Ensino LFG – maior instituição de ensino telepresencial do País – lançou em outubro dois novos cursos exclusivos para as Carreiras da Polícia Federal: Papiloscopista e Perito Criminal. Além desses, a Rede oferece os preparatórios para Delegado Federal, Agente e Escrivão.

Pioneira no ensino via satélite, as aulas da LFG são transmitidas ao vivo para mais de 450 unidades em todo o País. O aluno tem acesso a um ambiente virtual atualizado, perguntas e respostas durante as aulas, resolução de questões, materiais complementares, biblioteca, laboratório de informática e sala de estudo. Desde 2005 a Rede registra mais de 160 mil aprovações em concursos públicos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/111006/visualizar/