Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 29 de Outubro de 2010 às 19:03
Por: DENISE MENCHEN

    Imprimir


O superintendente de vigilância ambiental e epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde do Rio, Alexandre Chieppe, afirmou nesta sexta-feira que já foram registrados 43 casos de colonização pela superbactéria KPC no Estado neste ano. O número é 34% maior do que o registrado em todo o ano passado, quando foram notificados 32 casos. Nem todas as pessoas, porém, desenvolveram infecção.

Pernambuco registra primeira morte por superbactéria
Minas tem 12 casos de superbactéria confirmados pela Anvisa
Ministro da Saúde diz que superbactéria está restrita a hospitais

Chieppe informou ainda que três pessoas que estavam colonizadas com a bactéria morreram. Ainda não é possível dizer, porém, se a morte teve relação com a bactéria, já que todas estavam em estado grave devido a outras enfermidades. Os casos serão investigados.

O superintendente disse ainda que o registro dos 43 casos não configura ocorrência de surto no Estado. Segundo ele, a elevação em relação ao ano passado pode estar relacionado ao fato de a secretaria ter reforçado o pedido para que os casos sejam notificados pelos hospitais.

Chieppe afirmou também que estão sendo preparadas cartilhas para distribuição a familiares de pacientes internados. O material conterá informações sobre procedimentos a adotar nas visitas, como lavar sempre as mãos e não sentar no leito do doente.

Segundo ele, as orientações para os profissionais de saúde também serão reforçadas.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/112167/visualizar/