Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 26 de Agosto de 2013 às 09:52
Por: /Weverton Correa

    Imprimir


Só Notícias/Weverton Correa
Integrantes do Movimento Sem Terra (MST) bloquearam a BR-163, agora há pouco, no quilômetro 890, a cerca de 30 quilômetros de Sinop, sentido Itaúba. A Polícia Rodoviária Federal informou, ao Só Notícias, que eles ainda não falaram em reivindicações. No entanto, agentes seguem ao local para negociar a liberação da pista. Ainda não há previsão para que o tráfego volte ao normal. Apenas ambulâncias e viaturas policiais passam.



 
Na semana passada, o coordenador do movimento, Marciano da Silva, já havia sinalizado para o bloqueio. Ele explicou que a intenção é cobrar do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) agilidade no cumprimento do acordo firmado, que resultou na suspensão dos bloqueios no final de junho. Eles também protestam contra o leilão da usina de Sinop, marcada para o dia 29, antes que assentados atingidos sejam indenizados.



 
Conforme Só Notícias já informou, uma das definições no acordo feito com o Incra foi a visita de técnicos no assentamento 12 de Outubro para agilização da regularização fundiária. Ela realmente aconteceu, mas, segundo Marciano, deixou a desejar. "Eles vieram e não ficaram 30 minutos no local. Vimos que tudo vai continuar do mesmo jeito", destacou. Cerca de 200 famílias residem no assentamento.



 
Em relação a usina, Marciano frisou que a preocupação é que a empresa que vencer o leilão, acabe retirando as famílias atingidas do local. "Isso sem terem direito a indenização, porque não há documentação das terras, pois o Incra não agiliza". A intenção é o que o certame só aconteça após serem definidas as compensações às famílias.


 
As reclamações também ficam por conta de outros assentamentos da região que ainda não contam com energia elétrica. No caso do Zumbi do Palmares, em Claudia, a situação é mais crítica, segundo Marciano. Famílias podem ser despejadas da área em litígio.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/11271/visualizar/