Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 20 de Outubro de 2010 às 18:36

    Imprimir


Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, que oferece 110 bolsas integrais de estudo para as seguintes habilitações técnicas: Alimentos, Segurança do Trabalho, Eletromecânica, Automação Industrial e Eletrotécnica. As vagas estão distribuídas nas unidades do Senai em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis e Cáceres. Para participar, os candidatos deverão fazer inscrição até 8 de novembro.

Estudo do Senai-MT aponta que a empregabilidade de ex-alunos dos cursos técnicos no mercado de trabalho é de 80%. A cada semestre, a instituição realiza processo seletivo para bolsas de estudo integrais. No último, inscreveram-se 1.230 candidatos, com média geral de concorrência de 24,6 candidatos por vaga, número semelhante à concorrência do vestibular em algumas graduações da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

De acordo com a coordenadora da Unidade de Desenvolvimento em Educação Técnica e Tecnológica (Unetec), Eveline Pasqualin Souza, os documentos necessários para a inscrição incluem autodeclaração de baixa-renda ou de autônomo (rendimento mensal máximo de um salário mínimo e meio), comprovação de idade mínima de 16 anos e conclusão do Ensino Médio. Também há restrição para ex-estudantes bolsistas de cursos técnicos que tenham rescindido contrato com o Senai-MT nos últimos 24 meses.

Para participar, não é preciso pagar taxa de inscrição, mas o candidato deverá concorrer em apenas um único curso. As provas serão realizadas no dia 21 de novembro, das 9h às 12h, e terão 30 questões de múltipla escolha. A avaliação terá questões sobre conhecimentos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, contendo conteúdos relacionados à língua portuguesa, conhecimentos gerais e atualidades, física, química, biologia e matemática. Vale lembrar que, no caso dos cursos de Segurança do Trabalho e Automação Industrial, haverá ainda perguntas com foco em Tecnologias da Informação para identificação de pré-requisitos.

A avaliação será aplicada nas unidades do Senai-MT onde são oferecidos os cursos com bolsas disponíveis e os portões serão abertos às 8h. ‘É importante chegar cedo, pois os portões serão fechados às 8h50. Depois deste horário, será proibida a entrada de candidatos", explica Eveline. A divulgação do gabarito oficial será no dia 07 de dezembro, a partir das 14h, nos murais das unidades do Senai-MT e no site da instituição.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113032/visualizar/