Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 20 de Outubro de 2010 às 08:21

    Imprimir


No período entre 2009 e o último dia 19, o Centro de Triagem e Aconselhamneto/SAE de Cáceres registrou 56 novos casos de Aids e dez óbitos na cidade. A informação foi discutida na tarde desta terça-feira, na reunião preparatória para a elaboração do Plano de Ações e Metas do Programa DST/Aids para 2011. O Plano será discutido e definido nos dias 9, 10 e 11 de novembro, em Cuiabá, com os 12 municípios mato-grossenses que recebem recursos federais para o combate, prevenção e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis, a Coordenação Estadual do Programa DST/Aids, e o Ministério da Saúde.

Na reunião realizada em Cáceres, a coordenadora do CTA, Wanderly Muniz, contou com a presença do assessor do Departamento Nacional DST/Aids do Ministério da Saúde, Manoel Carlos Braga, e da coordenadora estadual do programa, Marlene Plaster.

Segundo eles, o plano define os recursos a serem aplicados em cada município, através de ações que dependem da realidade local. Cáceres, por exemplo, recebeu este ano R$ 75 mil para ações como campanhas educativas. O Ministério da Saúde envia também a medicação para as pessoas em tratamento – os antiretrovirais -, assim como banca os exames e testes para detectar a doença.

No ano passado, o Brasil gastou R$ 750 milhões com medicamentos para tratar os doentes de Aids, mas esse valor já foi maior. A quebra de patentes e a desvalorização do dólar contribuíram para o decréscimo, como explicou Manoel Braga.

O CTA/SAE de Cáceres trata hoje de 200 pacientes, de Cáceres e municípios vizinhos. Wanderly afirma que hoje não se fala mais em grupos de risco. A Aids está presente em todas as faixas etárias e camadas, em ambos os sexos. Apesar da incidência da doença ainda ser grande, o tratamento também evoluiu muito e o doente hoje pode ter uma vida normal, se fizer o tratamento da forma indicada.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113120/visualizar/