Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Segunda - 27 de Setembro de 2010 às 07:56
Por: Marcos Lemos

    Imprimir


O mix das rodadas de pesquisas de institutos feitas em todos os Estados do país revela que o candidato ao Senado Blairo Maggi (PR) está no topo da preferência do eleitorado com 67% das intenções de votos. Em números absolutos, o ex-governador de Mato Grosso perde apenas para outro ex-chefe de Executivo estadual, Eduardo Braga (PMDB), do Amazonas, que desponta com nada menos que 80 pontos percentuais.

Aliás, quando o assunto é a Senatória, a experiência e popularidade acumuladas em mandatos de governador parecem mesmo ditar a tendência de vitória no dia 3 de outubro. Isso porque o segundo melhor desempenho no quadro nacional é dividido por Blairo Maggi, curiosamente, com outro ex-governador, o mineiro Aécio Neves (PSDB), que na última rodada divulgada pelo Ibope aparece com os mesmos 67%.

Além de performances grandiosas nas intenções de votos, deixando para trás com franca vantagem todos os demais postulantes à segunda cadeira ao Senado em seus respectivos colégios eleitorais, os três ex-governadores comungam outra característica no pleito de 2010. Maggi, Braga e Aécio mantiveram, grosso modo, os percentuais de intenções de voto num alto patamar desde as primeiras amostragens, sem grandes oscilações.

Na prática, os três membros do primeiro pelotão da corrida nacional ao Senado isolaram a temida ressaca na administração da perda de votos, algo conhecido em campanhas eleitorais, e mantiveram-se firmas na disputa que se encerra no próximo domingo.

Maggi despontou na primeira amostragem do Ibope, feita em maio - ainda na pré-campanha eleitoral - com 75% das intenções de voto.

Em junho, o candidato marcou 74%, passando para 62% em agosto e para 71% no início de setembro. Aécio Neves se mantém com os mesmos 67 pontos percentuais nas últimas três rodadas divulgadas pelo Ibope em Minas Gerais.

Na outra ponta do país, no Amazonas, Eduardo Braga começou a pré-campanha com 84% das intenções de votos, mantendo-se sempre no casa dos 80 pontos percentuais.

Em Mato Grosso, Maggi reforça nos últimos dias da campanha a mensagem de que os altos índices de intenções não podem ser tomados como votos reais até que a confirmação, caso eleito, ocorra após a totalização dos votos, na noite do dia 3 de outubro.

"Garimpos e eleição, é só depois da apuração", prega Maggi, numa frase massificada nos programas eleitorais e inserções exibidos no rádio e televisão, entrevistas à mídia e ao longo de atos de campanha.

História - O ex-governador saiu do cargo em 31 de março deste ano, dando lugar a Silval Barbosa. Desincompatibilizou-se como um dos governadores com um dos maiores índices de aprovação.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/114001/visualizar/