Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 23 de Setembro de 2010 às 10:56

    Imprimir


Brasília está se tornando referência em reciclagem de óleo de fritura. Uma das formas dessa utilização é a transformação do óleo vegetal utilizado em biodiesel. A ação faz parte do projeto “Biofrito”, que é liderado pela Embrapa Agroenergia (Brasília/DF), uma das Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, com recursos da FINEP/MCT.

Cada cidadão brasiliense pode participar dessa iniciativa, coletando o óleo usado na fritura e levando-o para a reciclagem, ao invés de colocá-lo no ralo da pia ou despejá-lo em fossas. As informações completas de todo esse projeto estarão expostas de sexta-feira (24) a domingo (26/09), na 153ª edição da Feira Botânica do Shopping Casa Park.

Materiais utilizados para a coleta do óleo, o biodiesel produzido a partir do óleo de fritura, além de vídeo informativo, cartazes e folderes serão mostrados para o público visitante da Feira, no estande da Embrapa Agroenergia em conjunto com a Companhia Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB).

A proposta do projeto é eliminar parte do resíduo que vai para a rede de esgotos, proporcionando benefícios para o sistema de tratamento de águas da capital federal. Além da Embrapa e da CAESB, são parceiros no “Biofrito” a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/DF e o Instituto Federal de Brasília/DF.

Para o pesquisador da Embrapa Agroenergia e líder do “Biofrito”, José Dilcio Rocha, a preocupação da Empresa e dos parceiros é evitar a contaminação de córregos e riachos com o óleo vegetal e facilitar o trabalho nas estações de tratamento de efluentes, visto que grandes volumes de recursos são gastos com produtos químicos para neutralização dos óleos residuais que chegam para tratamento. “A idéia da reciclagem é tirar o óleo usado do esgoto e dar-lhe destino mais nobre, tanto no aspecto social, quanto ambiental”, afirma Dilcio.

Graças ao projeto, em futuro próximo, o óleo de fritura usado em milhares de cozinhas da capital brasileira não vai mais poluir os rios e córregos, nem dificultar o tratamento dos esgotos. Esse resíduo, junto com óleos obtidos a partir de girassol e soja por agricultores do Distrito Federal, será transformado em biodiesel. Para esta transformação, a Embrapa Agroenergia utilizará uma reação de transesterificação com uso de etanol, o que torna o processo mais seguro por evitar o uso de metanol, produto atualmente utilizado e que é cancerígeno e pode causar cegueira. Além do mais, o etanol é originário do petróleo e a sua substituição por etanol torna o processo mais sustentável.

A coleta
Em maio deste ano, o Governo do Distrito Federal assinou um Decreto criando o Programa Recóleo, de tratamento e reciclagem de óleos e gorduras vegetais ou animais, no âmbito do GDF. De acordo com o Decreto, a CAESB deverá editar normas específicas para estimular, organizar e viabilizar as ações relativas à recuperação de óleo usado e ao tratamento especial desse resíduo.

O projeto de coleta do óleo está em etapa piloto, recebendo, por enquanto, a contribuição dos principais restaurantes da cidade vinculados ao Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília – Sindhobar, que é um importante parceiro na captação do óleo usado. “É preciso promover um verdadeiro mutirão de coleta de óleo em casas, escolas, hotéis, bares e restaurantes”, conclui Dilcio.

A parte social
Junto com os aspectos econômicos do aproveitamento de um resíduo e dos ambientais, da reciclagem do óleo poluente, o projeto também tem um importante aspecto social, pois a glicerina, que é um subproduto da reação de transesterificação será doada para associações de donas-de-casa que produzirão sabonetes e sabões artesanais para venda direta ao público. Alguns sabões já são atualmente produzidos com parte do óleo de fritura que tem sido recolhido e os mesmos têm sido vendidos diretamente aos consumidores, com boa aceitação.

Serviço:

O que: Feira Botânica Casa Park

Local: Shopping Casa Park – Brasília/DF

Data/Horário: 24/09 (10h – 22h)
                          25/09 (10h – 22h)
                          26/09 (12h – 20h)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/114428/visualizar/