Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 23 de Setembro de 2010 às 07:43

    Imprimir


O otimismo do empresariado apresenta evolução para o último trimestre do ano. Apesar de ter o mesmo patamar do trimestre anterior (59%), no que diz respeito aos que vão rever seu faturamento, os que vão fazê-lo para cima são 87%, ante 84% no 3º trimestre. Os que vão manter suas expectativas são 41%. A Pesquisa Serasa Experian de Perspectiva Empresarial para o 4º trimestre foi a campo de 30 de agos-to a 3 de setembro e entrevistou 1.015 empresas de todos os portes, setores e atividades, em todo o país.

 Na análise por setor, há um empate. Entre o empresariado do setor de serviços e do co-mércio, 87% reavaliam positivamente suas perspectivas de faturamento para o final de ano. Na indústria são 86%.

Na comparação por porte, o pequeno e o médio se igualam com 87% e as grandes empre-sas ficam com 83% de seus empresários acreditando que o faturamento de seu negócio crescerá.

A Região mais otimista é o Nordeste, onde 94% dos empresários já enxergam um final de ano melhor. Na sequência estão o Norte (87%), o Sudeste (86%), o Centro-Oeste (86%) e o Sul (84%).

Fechamento para 2010
 

Dos empresários entrevistados, 69% deles dizem que neste ano vão aumentar seu fatura-mento sobre 2009; para 20% será igual e para 11% cairá. Vale lembrar que 2010 começou com 85% dos empresários acreditando em evolução do faturamento, parcela que veio gra-dualmente caindo, por conta do aperto monetário.

A indústria é o segmento que deve encerrar o ano com maior composição de empresários otimistas (71%), depois dos prejuízos do setor com a crise, em 2009. Na mesma direção estão comércio (69%) e serviços (68%).

As médias empresas apresentam 74% de seus empresários respondendo que 2010 será melhor que o ano anterior, acompanhadas das grandes (72%) e pequenas (67%).

Novamente o Nordeste desponta como a Região que espera melhores resultados para 2010. São 77% de seus empresários apostando nisso. Depois estão o Norte e o Sul, ambos com 69%; Sudeste 68% e o Centro-Oeste 59%.

Quadro de funcionários
Para o 4º trimestre do ano, apenas 30% dos empresários brasileiros vão ampliar seu quadro de funcionários, que é a menor parcela registrada nesta categoria em 2010. Vão manter o pessoal atual 63%, e vão reduzi-lo 7%.

A indústria (38%) e os serviços (32%) são os setores que mais devem contratar no período. As instituições financeiras têm 29% das opiniões de seus executivos e o comércio tem 23% neste sentido.

O Nordeste tem 37% de seus empresários com intenção de aumentar a contratação, segui-dos pelo Sudeste (32%), Centro-Oeste (27%), Norte (25%) e Sul (24%). De qualquer forma, a maioria dos entrevistados, independentemente de setor, porte e Região vão manter o quadro atual.

Investimentos

No 4º trimestre de 2010, 30% dos entrevistados falaram em empreender mais investimentos. 58% vão manter os planejados, 3% vão cortar recursos e 9% vão postergá-los.

As instituições financeiras lideram a expansão de investimentos, com 46% de seus executi-vos apontando neste sentido. A indústria (32%), comércio (31%) e serviços (27%), também possuem planos de investir.

30% dos pequenos empresários vão ampliar os investimentos. Nas médias e grandes são 28% em cada uma. Por Região, o Centro-Oeste (39%) lidera a intenção de aumentar in-vestimentos. Bem de perto está o Nordeste, com 37%. No Sudeste e Sul são 28% dos em-presários de cada um que vai investir mais no último trimestre do ano. Igualmente ao quadro de funcionários, os investimentos, em sua grande parte, serão mantidos como planejado.

Condições de crédito

Na visão da indústria, comércio e serviços, 60% acham que as condições de crédito vão se manter as mesmas no 4º trimestre, em relação ao anterior. Para 28% serão melhores e para 12% piorarão.

Na abordagem por segmento, o perfil praticamente não se altera. Na indústria são 29% a-creditando em melhores condições, no comércio são 28% e nos serviços 27%.

Por porte, a perspectiva é bem semelhante, 28% dos pequenos e médios empresários apon-tam melhores condições de crédito. Nas grandes empresas são 27%.
 
Por Região, o Norte (41%) e o Nordeste (34%) se distinguem em acreditar em melhores condições de crédito. No Sudeste são 28%, no Centro-Oeste e Sul são 25% em cada uma. Para a maioria dos empresários entrevistados, as condições de crédito atuais não sofrerão alteração no último trimestre.

Oferta de crédito

Na visão das instituições financeiras, 69% de seus executivos destacam que a oferta de crédito às empresas aumentará no 4º trimestre de 2010 em relação aos três meses anterio-res. É a maior parcela de respondentes nesta opinião no ano. Para 29% fica a mesma e para 2% se reduz.

As instituições financeiras também vão aumentar a oferta de crédito para as pessoas físicas neste final de ano, de acordo com 74% de seus executivos. Para 23% vai ficar igual e para 3% vai cair.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/114465/visualizar/