Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 22 de Setembro de 2010 às 16:26

    Imprimir


A Polícia Federal cumpriu nesta quarta-feira mais 15 mandados de condução coercitiva dentro da Operação Mãos Limpas, deflagrada no último dia 10, para desmantelar uma quadrilha especializada em desvios de recursos públicos do Estado e da União. Entre os presos de hoje estão empresários e "laranjas".

Além do governador e candidato à reeleição, Pedro Paulo Dias (PP), e do ex-governador e candidato ao Senado Waldez Góes (PDT), a primeira fase da operação prendeu mais 16 pessoas. O caso foi revelado pela Folha.

Segundo a PF, a organização criminosa é composta por servidores públicos, agentes políticos e empresários. As investigações iniciaram-se em agosto de 2009 e o esquema desviou recursos estimados em mais de R$ 300 milhões.

As apurações, de acordo com a PF, revelaram indícios de um esquema de desvio de recursos da União que eram repassados à Secretaria de Educação do Estado do Amapá, provenientes do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental).

Durante as investigações, foi constatado que a maioria dos contratos administrativos firmados pela Secretaria de Educação não respeitavam as formalidades legais e beneficiavam empresas previamente selecionadas. Apenas uma empresa de segurança e vigilância privada manteve contrato emergencial por três anos com a Secretaria de Educação, com fatura mensal superior a R$ 2,5 milhões, e com evidências de que parte do valor retornava, sob forma de propina, aos envolvidos.

O mesmo esquema era aplicado em outros órgãos públicos. Segundo a PF, foram identificados desvios de recursos no Tribunal de Contas do Estado do Amapá, na Assembleia Legislativa, na Prefeitura de Macapá, nas Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública, de Saúde, de Inclusão e Mobilização Social, de Desporto e Lazer e no Instituto de Administração Penitenciária.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/114531/visualizar/