Repórter News - reporternews.com.br
Comportamento
Segunda - 20 de Setembro de 2010 às 16:11

    Imprimir


Estudo da Weigel Coaching com mais de 500 colaboradores de grandes, médias e pequenas empresas mostra também que 41% consideram suas vidas equilibradas e 47% desejam mais valorização e reconhecimento sobre seus resultados


Nos últimos anos, o desequilíbrio entre vida pessoal e profissional foi apontado como uma das principais causas do stress. Porém, um levantamento recente feito pela Weigel Coaching, empresa especializada em comportamento e desenvolvimento de pessoas e equipes corporativas, apresenta um cenário diferente. O estudo, baseado em mais de 1.500 horas em atendimento e mais de 500 profissionais analisados junto aos departamentos de alta gerência e Recursos Humanos de empresas como Behr Brasil, Crawford Brasil, Grupo Melo Cordeiro, Ara Vartanian, Bradesco, Johnson & Johnson e empresas de pequeno e médio porte, mostra que um novo fator chama a atenção do mercado: a causa do stress atual não se dá por meio do desequilíbrio e sim pela frustração.

Na pesquisa elaborada pela Weigel Coaching, somente 15% dos colaboradores se mostraram completamente contentes com seu trabalho, enquanto que 61% estão parcialmente satisfeitos e apontaram um sentimento evidente de frustração. Apenas 4% estão totalmente insatisfeitos, enquanto que 20% dos profissionais se recusaram aderir à pesquisa ou responderam de forma duplicada, o que invalida a avaliação.

O estudo ainda apresenta os dados com relação ao equilíbrio entre vida e trabalho. Dos pesquisados, 56% acreditam que sua vida está parcialmente equilibrada, 41% que está equilibrada e somente 3% acham que está desequilibrada.

Na mesma amostra, 47% dos participantes desejam valorização e reconhecimento; 21% querem oportunidade de crescimento; 19% apreciam um ambiente agradável; 7% almejam melhor remuneração e benefícios, enquanto que 6% gostariam de mais aprendizado.

Jaqueline Weigel, diretora-geral da Weigel Coaching, afirma que a frustração apresentada na pesquisa se dá, principalmente, por causa falta de percepção com relação ao panorama das empresas, de suas demandas, gestores, a baixa capacidade de gerenciar o tempo e de fazer as entregas de resultados esperados. “De forma não estruturada, muitos profissionais questionam qual é o retorno que terão pelo esforço extra e pelo aumento das responsabilidades assumidas. Sabemos que exigir mais resultado sem dar condições para tal causa um imenso desconforto”, comenta a especialista.

Para ela, existem variáveis que podem estar gerando essa frustração atual. Na avaliação de Jaqueline, alguns itens vêm se destacando nesse panorama, como: ausência de transparência em relação aos objetivos da empresa; falta de clareza quanto as responsabilidade de cada cargo e como a atitude de cada profissional afeta o ambiente; falta de foco e priorização de projetos corporativos; falta de um projeto de vida, onde o plano de carreira se apóie, e a extrema falta das habilidades comportamentais.
 
Jaqueline Weigel considera que cada um desses aspectos gera um impacto negativo de grande ou pequeno porte e afeta o resultado corporativo. Para ela, reduzir equipes como forma de corte de custos é a fórmula de fracasso. “Demitir pessoas para reduzir gastos e tentar aumentar os resultados é um método ineficaz e arcaico. É hora de definirmos melhor nossos papéis no trabalho, no cenário corporativo e no mundo, e é o momento das empresas entenderem as reais necessidades de seus liderados”, afirma. De acordo com Weigel, só o próprio profissional pode achar respostas e saídas para sua carreira. Já a empresa influencia o ambiente e os métodos de gestão determinam todo o comportamento do grupo de pessoas dessa organização.


Sobre a Weigel Coaching

A Weigel Coaching é uma empresa especializada em comportamento e desenvolvimento de pessoas e equipes corporativas. A WC vem se tornando uma espécie de "inteligência estratégica" de grandes empresários, ajudando CEOs a analisarem com mais profundidade as questões relacionadas à gestão de pessoas. A filosofia da Weigel Coaching é contrária a demissões num primeiro momento e a favor do desenvolvimento do recurso humano existente. A WC investiga quais gaps causam determinados comportamentos individuais ou coletivos, e qual a solução mais recomendada para que a empresa tenha melhores resultados com menos desperdício.

Sobre Jaqueline Weigel
Jaqueline Weigel, diretora-geral da Weigel Coaching, possui mais de 1.500 horas de atendimento como coach e é graduada como senior coach pelo Integrated Coaching Institute (SP), credenciado pela International Coach Federation  (ICF), de Kentucky, nos EUA, considerado um dos principais órgãos certificadores mundiais do segmento. Jaqueline tem especialização em Gestão por Competências pela FGV-São Paulo;  é formada em empreendedorismo pelo Empretec (programa desenvolvido pela ONU - Organização das Nações Unidas visando o fortalecimento de características empreendedoras), e analista DISC (DOMINANCE, INFLUENCE, STEADINESS, COMPLIANCE) para Assessment.

Fez carreira executiva no Grupo Itambé, Runner e Setal Engenharia, em diferentes áreas de negócios. Junto aos departamentos de alta gerência e Recursos Humanos, vem atuando em empresas como Bradesco, Johnson & Johnson, Grupo Melo Cordeiro, Behr Brasil, Crawford Brasil e Ara Vartanian, com foco em desenvolvimento comportamental do recurso humano.  Tem expertise em Coaching Corporativo, projetos comportamentais e suporte em Gestão de Mudanças.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/114778/visualizar/