Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 17 de Setembro de 2010 às 18:54

    Imprimir


O Programa CQH – Compromisso com a Qualidade Hospitalar - mantido pela Associação Paulista de Medicina (APM) e Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) promove, de 30 de setembro a 1º de outubro, o Curso de Visitador do CQH. O objetivo é treinar profissionais da área de saúde e voluntários para o processo de avaliação da qualidade de hospitais.

No curso serão apresentadas e discutidas a metodologia de avaliação do CQH baseada nos critérios de excelência do Prêmio Nacional da Qualidade. Assim, os profissionais da área de saúde poderão desempenhar atividades de avaliação de qualidade dos hospitais, através de metodologia própria do CQH. Mesmo para aqueles que não desejem desempenhar tal função, o conhecimento é indispensável para beneficiar suas próprias instituições.

“Mais do que capacitar os participantes para visitas a hospitais associados ao Programa, as aulas fornecem subsídios para que cada um possa melhorar individualmente sua performance, contribuindo para a produtividade e qualidade de qualquer tipo de organização”, explica a administradora hospitalar Ivana Mara Rodrigues da Silva, assessora da Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e coordenadora do curso.

 

De acordo com a coordenadora, o curso abordará todas as etapas dos roteiros de avaliação, permitindo a compreensão de cada um dos requisitos necessários para a implantação de um Modelo de Gestão de Excelência. 

 

“A programação inclui uma atividade prática no dia 2 de outubro, na qual os participantes simularão uma visita. Esta etapa é extremamente importante para que os participantes tenham maior contato com o que aprenderam nos dois primeiros dias”, explica Ivana.

A visita será realizada a um dos hospitais detentores do selo de conformidade com o CQH.

O curso é direcionado àqueles que desejam se tornar visitadores, podendo, futuramente, integrar esse grupo do CQH, ou, simplesmente, para conhecer a proposta do Programa que tem a finalidade de estimular organizações da área da saúde a buscar a excelência em seus sistemas de gestão.

O QUE É O CQH?

O CQH é um programa de adesão voluntária, cujo objetivo é contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar, do local de trabalho dos profissionais de saúde e de atendimento à população.

Mantido pela APM e pelo Cremesp, o CQH busca a mudança de atitude e comportamento através do estímulo à participação e à auto-avaliação. O objetivo não é classificar os melhores e os piores estabelecimentos, mas elevar a qualidade do atendimento, intervindo nas práticas de gestão hospitalar, estimulando o uso de indicadores, a avaliação da opinião dos usuários e o foco nos funcionários.

Coordenado pelo dr. Haino Burmester, o programa conta com mais de 180 hospitais participantes, entre públicos, privados e filantrópicos, todos inscritos voluntariamente.

"Curso de Visitador do CQH” (vagas limitadas)

Datas: 30/09 e 01/10/2010, das 8h30 às 17h30; e 02/10 (visita no hospital), das 8h às 13h
Local: APM

Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 - 9º andar






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/115105/visualizar/