Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Quinta - 16 de Setembro de 2010 às 12:15

    Imprimir


Divulgação
Apesar de ter dois chifres, o raríssimo saola é conhecido como unicórnio por ser considerado quase uma lenda entre espec
Apesar de ter dois chifres, o raríssimo saola é conhecido como unicórnio por ser considerado quase uma lenda entre espec

O Instituto de Preservação do Bolikhamxay, no Laos, divulgou nesta quinta-feira imagens de um raríssimo saola conhecido popularmente como unicórnio apesar de ter dois chifres. O nome popular se deve ao fato de que ele é tão difícil de ser visto que é quase uma lenda. O animal nunca foi visto ao vivo por especialistas em conservação da natureza e o último avistamento confirmado foi realizado graças a armadilhas fotográficas em 1999.

Biólogos afirmam que o saola é semelhante ao antílope da África do Norte, mas é mais próximo genéticamente do gado selvagem. O animal consta na lista dos criticamente ameaçado de extinção no mundo e cientistas calculam que existam apenas poucas centenas na natureza.

Como não exisste nenhum indivíduo da espécie em jardins zoológicos pelo mundo, quase nada se sabe sobre como mantê-los em cativeiro. Segundo os pesquisadores, se a espécie desapar da natureza, eles serão definitivamente extintos.

O animal foi encontrado e capturado por moradores da província central do país de Bolikhamxay no final de agosto. O governo do Laos divulgou a informação no meio científico causando interesse das autoridades se conservação da IUCN e Wildlife Conservation Society (WCS). Uma equipe foi imediatamente enviada ao país para examinar e liberar o animal.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/115299/visualizar/