Repórter News - reporternews.com.br
Comportamento
Quarta - 15 de Setembro de 2010 às 10:50

    Imprimir


Os homens são atraídos pelo corpo ou pelo seu rosto de uma mulher de acordo com o que eles pretendem com ela. Isso é o que afirma um novo estudo publicado pela Universidade do Texas. De acordo com o estudo que discute as motivações evolutivas do namoro, se o homem vê a mulher como uma aventura de curta duração, seu interesse vai recair sobre o corpo desta e se ele a percebe como uma possível amante de longa duração, o rosto vai ser o seu primeiro foco. O estudo foi publicado na edição de setembro da revista Evolution and Human Behavior.

Os resultados desta pesquisa, segundo explicou ao site Live Science o co-autor Jaime Confer, pós-graduando em psicologia, podem refletir diretrizes evolutivas dos homens. O estudo aponta que os homens que queiram uma aventura podem ser inconscientemente levados a olhar diretamente para a cintura de uma mulher, para julgar o seu "grau de fecundidade". Os homens que procuram parceiras de longo prazo, por outro lado, podem ser levados a se interessar mais pelo rosto em busca de pistas do potencial reprodutivo no futuro.

Corpo ou rosto?
Estudos anteriores constataram que um rosto de mulher reflete sua juventude e saúde, o que podem significar sua capacidade reprodutiva futura. Rugas podem sugerir que ela tem poucos alguns anos para engravidar, por exemplo. O corpo, por outro lado, traz dicas do quão fértil a mulher é no momento. A relação cintura-quadril pode sinalizar se a mulher já estiver grávida e talvez até mesmo se ela está ovulando, de acordo com pesquisas anteriores.

Confer e seus colegas realizaram testes com 192 homens e 183 mulheres, todos heterossexuais, pedindo que estes considerassem o estabelecimento de um curto ou um longo relacionamento. Aos participantes, os pesquisadores mostraram imagens de um parceiro em potencial, com caixas cobrindo a cabeça e o corpo vestido. Eles poderiam optar por remover a caixa que cobria a cabeça ou a caixa que cobria o corpo, mas não ambos.

No total, 61% dos homens e 69% das mulheres optaram por ver o rosto do indivíduo. Mas entre os homens que se declararam estavar pensando a curto prazo, o interesse em ver o rosto da mulher se mostrou consideravelmente menor. Destes, 52% optaram por ver o corpo. Nos testes feitos escolhendo homens ao acaso, 39,5% olharam primeiro para o corpo da mulher.

Quando só os os homens que afirmavam considerar uma relação de longo prazo foram testados, 68% olharam primeiro para o rosto da mulher.

Quanto às mulheres, eles preferiram olhar para o rosto do homem, independentemente do tipo de relação, relataram os pesquisadores . 





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/115461/visualizar/