Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 09 de Setembro de 2010 às 05:28

    Imprimir


Há 11 anos, o projeto “Mãos que Evangelizam” ensina a Língua Brasileira de Sinais (Libras) na cidade de Cachoeira Paulista (SP), região do Vale do Paraíba. O objetivo é prestar atendimento para surdos, formar profissionais capazes de ensinar o idioma e atuar como tradutores em missas, pregações e na interpretação de programas de TV exibidos pela Rede Canção Nova de Comunicação.

Hoje, os cursos promovidos ao longo de todo o ano pelo “Mãos que Evangelizam” são os únicos da região oferecidos de forma sistemática. Na opinião da coordenadora geral do projeto, Lilian Andrade, a sanção da Lei nº 12.319, que regulamentou a profissão de tradutor e intérprete em Libras no último dia 2/9, trará um grande incentivo para difusão do ensino do idioma e para a realização de traduções. “Isso abrirá um novo campo profissional que ajudará a difundir a Língua de Sinais. A regulamentação da lei ajudará também a nossa missão, a evangelização. Quanto mais profissionais tivermos atuando como tradutor de Libras, mais difundido será o uso da língua, inclusive no que diz respeito às coisas de Deus”, afirma.

Atualmente, existem cerca de 2 milhões de pessoas surdas no Brasil. Com a nova lei, entre as atribuições que o profissional poderá assumir estão: atuar em atividades pedagógicas em instituições de ensino como forma de viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares, auxiliar na acessibilidade de surdos para serviços públicos, prestar serviços em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais.
 Mãos que Evangelizam
Em 2009, o projeto Mãos que Evangelizam, mantido pela Fundação João Paulo II, prestou 2.149 atendimentos divididos entre aulas de Libras, interpretação simultânea em eventos, interpretação de TV e treinamento de intérpretes. Estão matriculados no curso hoje 128 alunos que conta com um professor que também é deficiente auditivo e três interpretes que são ouvintes.
Criado em maio de 1999, o projeto Mãos que Evangelizam faz a interpretação de pregações, missas, acampamentos e programas transmitidos pelas redes de TV e Internet do Sistema Canção Nova de Comunicação.

Além disso, o Mãos que Evangelizam oferece cursos de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e de formação de intérpretes e catequese especial de Primeira Comunhão e Crisma. Além de Cachoeira Paulista, o projeto também faz atendimento na Casa de Missão da Canção Nova, de São José do Rio Preto (SP).
O Mãos que Ev
angelizam também conta com um programa na TV Canção Nova apresentado pelo Padre Delci Conceição Filho, da Pequena Missão para Surdos de Londrina (PR), e também pela WebTVCN ( http://www.webtvcn.com/programa/maos_evangelizam) apresentado pelo membro da comunidade Canção Nova, Padre Aluísio Ricardo. Os programas são totalmente direcionados aos surdos e intérpretes dos sinais de libras, auxiliando esse público na tarefa de formular sinais em libras ligados a temas religiosos.

O projeto organiza anualmente um encontro de oração para surdos. O evento deste ano será realizado no próximo sábado, 12/9, na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). O encontro intitulado "Somos do time de Jesus" começa às 8h, com pregação do Padre Aluísio Ricardo. Contará com atividades artísticas como teatro e dança como o tango, apresentado por uma surda-cega. O encontro será encerrado às 15h00 com a celebração da Santa Missa. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/116182/visualizar/