Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Quarta - 21 de Agosto de 2013 às 11:55

    Imprimir


BBC
Plantado corretamente, o espinheiro marítimo ajuda a estabilizar dunas de areia e a preservar áreas de interesse natural
Plantado corretamente, o espinheiro marítimo ajuda a estabilizar dunas de areia e a preservar áreas de interesse natural
A fruta do espinheiro marítimo, que cresce em abundância na região costeira da Escócia, pode ser a próxima "super fruta" — que têm grande quantidade de nutrientes que fazem bem à saúde, embora não sejam populares.


 
Apesar de geralmente serem vistas como uma erva daninha espinhosa e invasiva, as bagas alaranjadas da planta estão cheias de vitaminas, minerais e antioxidantes.


 
Cientistas da Universidade de Queen Margaret, em Edimburgo, estão trabalhando em maneiras de usá-las em bebidas e alimentos.

 
 
As bagas do espinheiro marítimo, ou Hippophae, têm mais vitamina C do que um kiwi e mais vitamina E do que a soja.


 
Os benefícios nutricionais da planta não foram explorados anteriormente pelos escoceses devido aos problemas relacionados à sua colheita, e ao sabor amargo das bagas.


 
Popular na China, na Noruega e na Rússia, a fruta do espinheiro marítimo é geralmente adicionado ao cereal e sobremesas.



Dunas de areia


 
A planta é normalmente encontrada em áreas costeiras da Escócia, perto das dunas de areia, especialmente em East Lothian.


 
Se plantado corretamente, o espinheiro marítimo pode ajudar a estabilizar as dunas de areia ao lado de campos de golfe, preservar áreas de interesse natural e proteger outras plantas reduzindo a pulverização de sal produzida por carros.


 
Desde 2008, a Universidade Queen Margaret vem pesquisando as propriedades nutricionais do espinheiro marítimo, e executando vários testes para pequenos produtores de alimentos que querem melhorar o conteúdo nutricional de seus produtos, e adicionar um toque escocês.


 
Graham Stoddart, dono da Cuddybridge, um pequeno produtor de suco de maçã da Escócia, disse que "embora as propriedades do suco de maçã sejam bem documentadas, existe pouca, ou nenhuma, documentação sobre os efeitos da fruta do espinheiro do mar, suas excelentes propriedades antioxidantes, e sua combinação com o suco de maçã fresco".


 
A Cuddybridge produz sucos a partir da uma variedade de maçãs ao longo do ano, mas devido à sazonalidade do espinheiro marítimo, o suco de maçã misturado com as bagas da planta só está disponível como um suco fresco entre os meses de setembro e fevereiro.


 
Mary Warnock, professora de microbiologia na Universidade Queen Margaret, relata que "o espinheiro marítimo está literalmente repleto de potencial".


 
— Estamos muito animados que o nosso trabalho esteja transformando a reputação desta planta (antes) desvalorizada, e mostrando que seu valor nutricional pode adicionar muitos benefícios à dieta escocesa.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/11732/visualizar/