Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Sexta - 27 de Agosto de 2010 às 17:50

    Imprimir


Cientistas americanos conseguiram sequenciar pela primeira vez o genoma completo da formiga pertencendo a duas espécies diferentes, segundo trabalhos publicados na edição da revista "Science" desta sexta-feira (27).

Depois da abelha doméstica, o sequenciamento é o segundo de uma família de insetos que vivem em comunidade e traz um novo aporte sobre seus comportamentos sociais excepcionalmente desenvolvidos.

"As formigas são criaturas extremamente sociais e sua capacidade de sobrevivência depende de seu grupo de maneira muito semelhante aos seres humanos", revela Danny Reinberg, professor de bioquímica do Centro Médico Langone, da Universidade de Nova York, responsável pelo projeto de pesquisa.

"Quer sejam operárias, soldados ou rainhas, as formigas representam um modelo de pesquisa ideal para determinar se a epigenética influencia o comportamento e o envelhecimento", acrescentou.

EPIGENÉTICA

A epigenética é uma teoria segundo a qual a constituição dos seres se inicia a partir de célula sem estrutura e se faz mediante sucessiva formação e adição de novas partes que, previamente, não existem no ovo fecundado.

Segundo essa visão, o meio ambiente e a história individual influenciam na expressão dos genes, e mais precisamente o conjunto de modificações transmissíveis de uma geração a outra.

O professor Reinberg mostra-se particularmente interessado em compreender como a epigenética age sobre a longevidade em determinados formigueiros nos quais as rainhas vivem até dez vezes mais que as formigas operárias. Estas vivem entre três semanas e um ano, enquanto que a rainha pode viver vários anos.

As formigas que tiveram o genoma sequenciado pertencem à espécie chamada de "formiga saltadora de Jerdon" e à da "formiga carpinteira da Flórida" considerada nociva no sudeste dos Estados Unidos.

"O estudo dos genomas destas duas espécies é fascinante porque revelou diferentes comportamentos e papéis desenvolvidos pelas trabalhadoras", revela Reinberg.

"Embora todas as formigas numa colônia nasçam com o mesmo código genético, as diferentes ramificações neuronais que determinam o comportamento correspondente a cada classe social devem ser controladas po mecanismos epigenéticos", deduz o pesquisador.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/117361/visualizar/