Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 22 de Agosto de 2010 às 17:36
Por: Antonielle Costa

    Imprimir


STF
Decisão do ministro Celso de Melo de reintegrar magistrados ao TJMT virou uma polêmica
Decisão do ministro Celso de Melo de reintegrar magistrados ao TJMT virou uma polêmica

A Advocacia Geral da União (AGU) vai ingressar, nesta semana, com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF), questionando a decisão do ministro Celso de Mello, que determinou a reintegração de magistrados mato-grossenses ao quadros do Tribunal de Justiça, na próxima semana. 

As primeiras liminares a serem questionadas são as concedidas ao desembargador José Ferreira Leite e ao juiz Marcelo Souza Barros, uma vez que, até o momento, a AGU foi notificada somente sobre as duas decisões.

Os demais recursos serão propostos na medida em que a instituição for intimada, num prazo de cinco dias. Conforme levantamento feito pelo MidiaNews junto ao site do STF, até o momento, foram expedidas nove intimações a AGU, tendo sido notificada de apenas duas até agora.

No entanto, os recursos deverão ser analisados por Celso de Mello somente em setembro. Segundo a assessoria de imprensa do STF, o ministro está em licença para tratamento de saúde, devido a uma cirurgia de catarata.

Entenda o caso

Em fevereiro passado, três desembargadores e sete juízes mato-grossenses foram aposentados compulsoriamente, por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), após suposto esquema de desvio dinheiro do Tribunal de Justiça, para "salvar" uma cooperativa de crédito ligada à Maçonaria.

São eles: Mariano Travassos, José Ferreira Leite e José Tadeu Cury e os juízes Marcelo Barros, Irênio Lima Fernandes, Marcos Aurélio dos Reis, Antonio Horácio Neto, Juanita Clait Duarte, Graciema Ribeira Caravellas e Maria Cristina Oliveira Simões.

Em seguida, cada magistrado ingressou com um mandado de segurança junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), na tentativa de reverter à decisão do CNJ e retornar ao Tribunal de Justiça. Em caráter liminar, o ministro Celso de Mello determinou a reintegração aos quadros do Judiciário.

Em sua decisão, Celso de Mello entendeu que cabe à Corregedoria-Geral de Justiça dos Estados julgar os processos que envolvem magistrados. Somente após as investigações, o conselho deve ser acionado.

No entanto, este não é o entendimento do CNJ. Em recente visita a Cuiabá, o conselheiro Jorge Hélio afirmou que a instituição é concorrente com as corregedorias-gerais de Justiça dos Estados, podendo ser acionada por qualquer cidadão.

A questão é polêmica e será decidida pelo Pleno do STF, uma vez que independente de AGU ingressar com recurso, o mérito dos mandados de segurança interpostos pelos magistrados serão julgados pela Corte do Supremo.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/117989/visualizar/