Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Domingo - 22 de Agosto de 2010 às 12:26

    Imprimir


O ex-governador Blairo Maggi (PR) coordena nessa semana reunião ampliada com representantes dos setores da indústria, comércio e do segmento dos trabalhadores, na Capital, para discutir propostas que poderão ser defendidas por ele no Congresso Nacional, com a esperada vitória nas urnas no dia 3 de outubro. Entre os temas apresentados pelo candidato ao Senado está a Reforma Tributária.

Quando o assunto é redução da carga tributária, Maggi de antemão avisa: sem um fundo compensatório para estados como Mato Grosso, a reforma não irá funcionar. Para assegurar o equilíbrio financeiro do caixa público, segundo ele, o Estado precisa ter garantido via fundo de R$ 600 milhões a R$ 900 milhões. “Sem esse fundo Mato Grosso não tem como compensar, não há como fazer a Reforma Tributária”, assegura.

O candidato também observa, entre temas a serem debatidos, a Emenda 29 – que prevê ampliação dos investimentos na saúde dos municípios. Atento para os reflexos da aprovação da proposta no Congresso, Maggi lembra que a composição dos recursos destinados ao setor da saúde nos estados é feita em modelos diferenciados. Algumas unidades federativas, destacou o candidato, pontuam no bolo do repasse para a área da saúde itens como saneamento.

Dessa maneira, o total investido no setor traz diferenças percentuais de um Estado para outro. Na prática, Mato Grosso estaria na linha de frente das unidades federativas que contabilizam mais investimentos diretos para o setor. Ele defende ampla discussão sobre o assunto para assegurar aos estados uma forma justa de colaboração.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/118018/visualizar/