Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Brasil Eleições 2012
Domingo - 22 de Agosto de 2010 às 08:41

    Imprimir


Dos 265 eleitores inscritos na 1ª sessão da 182ª Zona Eleitoral do município de Balsa Nova (PR), a 50 quilômetros de Curitiba, apenas 14 haviam comparecido ao teste com o sistema de votação biométrica até ao meio dia de sábado. Destes, somente um conseguiu votar na primeira tentativa de identificação da digital. Seis votaram após algumas tentativas. Os sete restantes não tiveram as impressões digitais reconhecidas pelo sistema e só puderam participar do simulado com a intervenção da presidente da sessão, Márcia Lorena Fior.

As dificuldades apresentadas no simulado aumentaram o tempo médio de votação para cerca de 5 minutos, tempo que Márcia Fior considerou "exagerado". O processo de identificação biométrica do eleitor e a confirmação das escolhas na urna eletrônica deveriam levar, no máximo, 1 minuto. Se essa situação se repetir no dia 3 de outubro, ela disse que vai "estourar" o horário limite para a votação (17 horas).

Diferentemente da avaliação do diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Ivan Gradowski, que atribuiu os problemas de identificação das digitais ao uso de calcário (que desgastam as impressões digitais) pelos agricultores da região, a presidente da 182ª Sessão Eleitoral de Balsa Nova acredita que o problema está mesmo no sistema de identificação digital. De acordo com ela, o único eleitor cuja digital foi reconhecida na primeira tentativa é justamente um lavrador. As digitais de outros eleitores, como uma secretária e um vereador, não foram "lidas" pelo sistema.

Mesária há oito eleições no Colégio Joaquim Ribas de Andrade, onde votam 1.022 eleitores, Márcia lamentou o baixo comparecimento ao teste deste sábado. Praticamente apenas pessoas idosas se dispuseram a sair de casa para participar do projeto-piloto da Justiça Eleitoral, apesar dos eleitores da cidade terem recebido carta do TRE-PR convidando para o pleito simulado. Além disso, a simulação foi divulgada por emissoras de rádio e TV e por jornais locais.

Números - As urnas com leitor biométrico, que permitem a identificação de eleitores por meio da impressão digital, serão usadas em 60 municípios de 23 estados brasileiros nas eleições de 2010, atendendo mais de 1 milhão de pessoas.

O mecanismo, adotado pela primeira vez nas eleições de 2008, exclui a possibilidade de uma pessoa votar no lugar de outra.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/118038/visualizar/