Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 21 de Agosto de 2010 às 19:42

    Imprimir


Representantes da Segurança Pública de Mato Grosso e de órgãos públicos estadual e federal iniciam, na segunda-feira (23.08), o ‘Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro’, promovido pela Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça. Serão cinco dias de aperfeiçoamento na Academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol), em Cuiabá. A abertura acontece às 08h30, desta segunda.

Ao todo, foram disponibilizadas 130 vagas para os policiais civis (delegados, escrivães, investigadores), policiais militares, peritos criminais, auditores fiscais, fiscais da Fazenda, juízes, promotores, procuradores da Justiça Estadual e Federal, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), delegados da Polícia Federal e da Receita Federal. O curso tem duração de uma semana com 40 horas/aula.

O diretor da Acadepol, Genison Brito Lima Alves, disse que a capacitação vai ampliar os conhecimentos dos profissionais e contribuir nas ações de combate a corrupção e a lavagem de dinheiro, que oculta bens, direitos e valores de origem ilícita. “Um fenômeno mundial que abala a integridade das instituições financeiras e econômicas”, complementa.

Entre os temas abordados estão a análise e identificação de movimentações financeiras suspeitas, meios operacionais e técnicas especiais de investigação, o tratamento da denúncia, a produção de prova, a alienação e administração dos bens dos envolvidos, quebra de sigilo e alguns casos práticos de lavagem de dinheiro.

A lavagem de dinheiro constitui um conjunto de operações comerciais que buscam incorporar na economia do país recursos, bens e serviços, que se originam ou estão ligados a atos ilícitos. Lavar dinheiro é fazer com que produtos de crimes, entre eles o tráfico de drogas e venda ilegal de armas, pareçam ter sido adquiridos legalmente.

PNLD

O curso está inserido no Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), que surgiu como uma das alternativas encontradas pelos órgãos participantes da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCLA), 2004, para fortalecer a coordenação entre os agentes públicos, a partir de cursos e treinamentos nas capacidades e habilidades necessárias para a adoção de medidas preventivas e condução de inquéritos e ações penais no crime de lavagem de dinheiro.

O PNLD está dividido em cursos modulares ministrados por servidores dos diversos órgãos que compõem ENCCLA e por convidados da academia e de outras entidades, de acordo com suas especialidades.

Com informações do Ministério da Justiça






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/118067/visualizar/