Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 21 de Agosto de 2010 às 18:52

    Imprimir


Os dois principais partidos da Austrália começaram a negociar com deputados independentes depois que a eleição dividida deixou o país com seu primeiro Parlamento sem maioria desde 1940, o pior cenário possível para os mercados.

As projeções baseadas em 80 por cento dos votos mostram que tanto o Partido Trabalhista, da situação, e os conservadores da oposição não conseguiram votos suficientes para formar um governo sem coalizões, forçando-os a recorrer aos quatro deputados independentes e um deputado do Partido Verde para assumir o poder na Câmara dos Deputados.

"Obviamente ainda é cedo para saber. Há muitos assentos a decidir," disse a primeira-ministra Julia Gillard a correligionários trabalhistas em Melbourne no sábado.

A primeira mulher premiê da Austrália disse que o resultado final sairia em alguns dias, mas parece que ela já estava negociando com independentes, que poderão decidir quem será o próximo primeiro-ministro.

Analistas projetaram 70 assentos para os dois maiores partidos, com quatro independentes e um representante do Partido Verde.

Ficam portanto faltando seis deputados para que Gillard possa assumir o controle do Parlamento de 150 membros, no que seria o primeiro Parlamento sem maioria desde a Segunda Guerra Mundial.

O líder de oposição, Tony Abbott, também disse que falaria nos próximos dias com membros independentes do Parlamento sobre a formação de um governo de minoria depois das eleições inconclusivas de sábado.

Não temos um resultado claro de hoje. O que ficou claro hoje é que o Partido Trabalhista definitivamente perdeu sua maioria e isso significa que o governo perdeu sua legitimidade," disse ele aos correligionários do Partido Liberal Nacional em Sydney.

"A incerteza será um problema para o mercado financeiro e o dólar australiano vai reagir drasticamente," disse Craig James, economista chefe da Commsec.

"A moeda poderá cair pelo menos um centavo e talvez até mais, com os investidores reduzindo suas posições na economia australiana," acrescentou James.

O independente Tony Windsor disse que está disposto "a conversar com todos" depois que o resultado final sair, segundo a mídia local.

"A questão mais importante é a estabilidade do governo," disse ele.

Alguns independentes têm visões protecionistas e se manifestam abertamente contra o investimento chinês em recursos australianos.

Não apenas o futuro político dos novos líderes Gillard e do chefe da oposição, Abbot, estão em jogo, como também os planos do Partido Trabalhista para um imposto sobre recursos naturais de 30 por cento e de uma rede de banda larga de 38 bilhões de dólares. 





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/118071/visualizar/