Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 21 de Agosto de 2010 às 06:54

    Imprimir


O número de filmes que mostram pessoas fumando nos Estados Unidos tem diminuído desde 2005, mas o cigarro ainda aparece em diversos filmes, o que pode influenciar os jovens, de acordo com um estudo do CDC (Centro de Controle de Doenças e Prevenção dos EUA) divulgado na quinta-feira (19).

Os autores da pesquisa recomendam que as classificações do filme também devem considerar se ele retrata o tabagismo e sugeriram anúncios fortes sobre os perigos do fumo nos longas que mostram o uso do tabaco.

"Os resultados dessa análise indicam que o número de incidentes relacionados ao cigarro atingiu o pico em 2005 e, em seguida, diminuiu para cerca da metade até 2009, a primeira vez que uma queda dessa magnitude e duração foi observada", informou a equipe do CDC e da Universidade da Califórnia, em São Francisco.

No entanto, quase metade dos filmes mais populares ainda continha imagens de tabagismo e o número de incidentes relacionados foi maior em 2009 do que em 1998, segundo um relatório semanal do CDC sobre morte e doenças causadas pelo fumo .

Membros da Câmara do país escreveram à associação dos profissionais do cinema, pedindo que a indústria adote medidas mais fortes contra o cigarro.

"A exposição ao fumo nos filmes aumenta a probabilidade dos adolescentes começarem a fumar. Jovens fortemente expostos ao tabagismo na tela têm aproximadamente duas ou três vezes mais chance de começar a fumar do que os que estão levemente expostos", diz o relatório do CDC.

Os pesquisadores contaram cada vez que o uso do tabaco foi mostrado nos filmes de maior bilheteria entre 1991 a 2009.

"Esta análise mostra que o número de incidentes relacionados ao tabaco aumentou de forma constante após um acordo de 1998 entre procuradores-gerais estaduais e grandes empresas de cigarro, em que as companhias concordaram em dar fim à imagem de marca", eles escreveram.

Os pesquisadores disseram que a associação não se mobilizou para fazer as alterações, mas observaram que alguns estúdios tinham feito mudanças voluntárias. Eles informaram que a Viacom foi a primeira empresa cujos filmes classificados para os adolescentes não mostraram o uso do tabaco em 2009. 





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/118144/visualizar/