Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 20 de Agosto de 2010 às 15:09

    Imprimir


Na tentativa de descobrir a origem do vírus que provoca a dengue tipo 4, o Lacen-RR (Laboratório Central de Roraima) e a UFRR (Universidade Federal de Roraima) estão sequenciando o genoma do chamado DEN-4.

O Estado já confirmou três casos da doença e analisa nove suspeitas. De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus não era detectado no Brasil desde 1982. Ele já circula há vários anos em dez países das Américas, incluindo o Peru, a Colômbia, o Equador e a Venezuela, que faz fronteira com Roraima.

O objetivo do sequenciamento do genoma do DEN-4 é oferecer um novo recurso que oriente a equipe do Departamento Estadual de Vigilância Epidemiológica no combate à dengue. A previsão é que o resultado seja liberado em dois meses.

Os quatro sorotipos virais da dengue provocam os mesmos sintomas: dores de cabeça, no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, febre, diarreia, vômito, entre outros. O protocolo de tratamento também é o mesmo, independentemente do tipo de vírus.

O ministério fez um alerta nacional para a circulação do vírus. A população brasileira não tem imunidade contra esse sorotipo e, por isso, há risco de epidemia caso ele se disperse para outros estados.

MAIS CASOS

Até o dia 7 de agosto, foram notificados em Roraima 8.342 casos de dengue clássica com 61 registros hemorrágicos e 160 com complicações. Em relação ao mesmo período de 2009, houve aumento de 44,5%.

Os sorotipos da dengue não são uns mais agressivos do que os outros. Porém, como o tipo 4 não circula no Brasil, os habitantes não estão imunes. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/118192/visualizar/