Repórter News - reporternews.com.br
Brasil Eleições 2012
Sexta - 13 de Agosto de 2010 às 16:08
Por: Vinícius Tavares/de Brasília

    Imprimir


 

A realização de debates entre candidatos ao governo de 14 estados e do Distrito Federal, na noite desta quinta-feira (12), coincide com a divulgação de uma série de pesquisas por parte dos principais institutos brasileiros a partir da próxima semana. Na segunda-feira (16), deve sair o resultado da pesquisa Ibope para Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Rio Grande do Norte.

O Vox Populi prepara a divulgação para as eleições presidenciais e também promete levantamentos sobre as disputas ao governo em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco, Piauí e Mato Grosso do Sul.

Também está prevista nova pesquisa Datafolha, que terminará, nesta sexta-feira (13), de colher as intenções de voto para as eleições presidenciais e ao governo de Rio, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Pernambuco. Com 10.770 entrevistados, será a maior abrangência dessa pesquisa até agora.

O Datafolha deve registrar, pela primeira vez, a dianteira da presidenciável Dilma Rousseff, da coligação Para o Brasil Seguir Mudando. O comando da campanha presidencial de José Serra espera uma vantagem de cinco pontos porcentuais de Dilma sobre o tucano.

Pesquisa do Instituto Sensus realizada de 6 a 9 de agosto aponta a virada de Dilma entre os mineiros. A candidata alcançou 42,6% — 8,7 pontos a mais que José Serra, que ficou com 33,4%. Na pesquisa Sensus de julho, Serra tinha 35,5% dos votos em Minas e estava numericamente à frente de Dilma, que tinha 34%.

O Sul, única região em que Serra supera Dilma, também está no foco das atenções. Para o comando de campanha tucano, Serra tem que fazer um tour de force nos três estados do Sul. Se continuar a perder eleitores na região, adeus campanha eleitoral. O comando já encomendou pesquisa no Rio Grande do Sul — onde a aproximação de Serra com a governadora e candidata à reeleição Yeda Crussius (PSDB) só o fez andar para trás.

Algumas pesquisas já começam a apontar vitória de Dilma no estado, e a intenção é aferir se é real a tendência de queda do tucano registrada por institutos de pesquisa no estado. Se a tendência for confirmada, Serra deverá concentrar seus esforços na região. (Com informações do Vermelho).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/119044/visualizar/