Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 13 de Agosto de 2010 às 13:45

    Imprimir


Vírus da dengue tipo 4 pode circular no Brasil, diz Temporão
Vírus da dengue tipo 4 pode circular no Brasil, diz Temporão

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, não descartou nesta sexta-feira a ampliação da circulação do vírus da dengue tipo 4 no próximo verão no País. Depois da confirmação na quinta-feira de três casos da doença, em Roraima, o ministro disse que "é preciso estar preparado" para qualquer possibilidade.

"A probabilidade de que o vírus possa circular não é 100% segura. O vírus pode ter um comportamento inesperado e não se expandir com a velocidade com a qual poderia se supor, mas ele pode, sim, circular pelo território nacional", afirmou Temporão.

O sorotipo DEN-4 - responsável por esse tipo de dengue - não era detectado no País desde 1982, mas já circula há vários anos em dez nações das Américas, incluindo o Peru, a Colômbia, o Equador e a Venezuela, que faz fronteira com o Estado de Roraima.

Os quatro sorotipos virais da dengue provocam os mesmos sintomas: dores de cabeça, no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, febre, diarreia, vômito, entre outros. O protocolo de tratamento também é o mesmo, independentemente do tipo de vírus.

De acordo com o ministério, o alerta nacional para a circulação do vírus foi feito porque a população brasileira não tem imunidade contra esse sorotipo e, por isso, há risco de epidemia caso ele se disperse para outros Estados.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/119070/visualizar/