Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 13 de Agosto de 2010 às 08:43
Por: Renê Dióz

    Imprimir



Atualmente, Estado soma 47 mortes confirmadas da doença este ano, com acréscimo de 22 ocorrências em 1 semana
As autoridades de Saúde em Mato Grosso estão assistindo a uma diminuição no ritmo de avanço da dengue ao mesmo tempo em que monitoram a possibilidade de um novo sorotipo do vírus que provoca a doença adentrar no Estado. Com a confirmação do sorotipo 4 da dengue em três casos ocorridos em Roraima, o Ministério da Saúde está alertando todos os estados para conterem a dispersão do vírus – que circulou no Brasil há 28 anos, mas nunca foi detectado em Mato Grosso.

Este ano, a dengue já matou 47 pessoas em Mato Grosso. Entretanto, a entrada de um novo sorotipo, de comportamento desconhecido, deixa incerto o panorama da epidemia no Estado, que tem feito menos vítimas recentemente. A informação é do superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Oberdan Lira.

Por enquanto, ele explica que o Estado ainda não registrou nenhum caso como provocado pelo sorotipo 4, de acordo com exames laboratoriais. Mas as autoridades mantêm a vigilância. “É possível que chegue a qualquer lugar do Brasil”, alerta Lira.

As consequências da introdução de um novo sorotipo são imprevisíveis, mas a última vez em que isso aconteceu foi traumática – exatamente a última epidemia, de 2009 até este ano, provocada pela volta do sorotipo 2. Lira aponta esta como a mais grave epidemia de dengue já sofrida pelo Estado, marcada pelo número de casos graves. O alerta sobre a volta do chamado DEN-4 foi feito pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira.

A orientação é para que as secretarias estaduais intensifiquem o monitoramento dos casos de dengue que forem surgindo. Por se tratar de um sorotipo novo, são vários os procedimentos de laboratório para confirmá-lo. O governo explicou também que o DEN-4 circula há anos em dez países das Américas, incluindo Venezuela (que faz fronteira com o estado de Roraima), Peru, Colômbia e Equador.

O Ministério da Saúde aponta para a redução da frequência com que a epidemia tem feito novos casos no Brasil recentemente. A análise é a mesma para o Estado, segundo Lira, que considera este um momento final da epidemia agravada pela volta do sorotipo 2.

De fato, o último aumento de casos em todo o Estado foi inexpressivo. Apenas 22 casos se somaram aos 40.616 detectados até a semana passada, segundo boletim divulgado ontem. O total de casos graves – 911 – continua o mesmo, mas duas novas mortes se somaram às 56. Quarenta e sete foram confirmadas como decorrentes da dengue. De qualquer maneira, o número de casos notificados no Estado desde o início do ano até agora é 11,6% superior ao registrado no mesmo período de 2009. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/119108/visualizar/