Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Sexta - 13 de Agosto de 2010 às 07:27
Por: Ana Rosa Fagundes

    Imprimir


Lucas Ninno/DC
As principais vias e rotatórias da Capital foram ocupadas com a propaganda eleitoral dos candidatos
As principais vias e rotatórias da Capital foram ocupadas com a propaganda eleitoral dos candidatos

Os candidatos na Eleição 2010 não poderão mais colocar placas e faixas com propaganda eleitoral nas rotatórias e canteiros de Cuiabá. A Câmara de Vereadores da Capital aprovou ontem um projeto de lei de autoria do vereador Lúdio Cabral (PT) que proíbe esse tipo de propaganda.

O projeto, que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, segue agora para a sanção do prefeito Chico Galindo (PTB). O líder do governo na Câmara, vereador Paulo Borges, já adiantou ontem mesmo que o prefeito não irá vetar a proposta e aprovará imediatamente o projeto. Galindo deve sancionar o projeto ainda hoje.

Pelo projeto, ficam proibidos cavaletes, placas, faixas, cartazes, banners, de qualquer material ou tamanho, móveis e fixos. A multa pelo descumprimento da lei será de mil reais por propaganda. No caso de reincidência o infrator pagará o dobro. A lei entra em vigor na data de sua publicação.

Uma emenda do vereador Francisco Vuolo (PR) destina o dinheiro da multa para o Fundo Municipal do Meio Ambiente para ser utilizado em programas de educação ambiental.

Como justificativa, o petista afirma que as placas e cartazes causam poluição visual e tira atenção dos condutores, pondo em risco a integridade física dos condutores e transeuntes. Além disso, a retirada das placas vai garantir o livre acesso e trânsito nos logradouros públicos, como já é previsto em lei. “Estamos na primeira quinzena de agosto e já estamos com os canteiros lotados. Imaginem no mês da eleição. O pedestre não vai encontrar lugar para caminhar”, defendeu Lúdio.

O vereador ainda alertou que os caminhões que fazem o descarregamento desses cavaletes e placas atrapalham o trânsito, pois descarregam o material logo de manhã, em horário de pico. “Está havendo um exagero por parte dos candidatos e desrespeito com os cidadãos”, reclamou o vereador petista.

Mesmo sendo um dos cinco vereadores candidatos a deputado estadual, todos os parlamentares municipais defenderam o projeto. O petista, por sinal, também é candidato a deputado estadual, mas para ele esse tipo de propaganda não contribui em nada com o processo eleitoral. “Estamos procurando o voto consciente, buscamos eleições com conteúdo e esse tipo de propaganda não contribui em nada”, disse o vereador. Lúdio admite que tem pouco recurso para sua campanha, mas não propôs a lei não faz isso pensando em tirar vantagem.

O projeto é polêmico, pois muitos candidatos já investiram pesado nesse tipo de propaganda. Um deles, inclusive, é o colega de Casa, Domingos Sávio (PMDB), que já tem placas espalhadas pela cidade. Ele, porém, também votou a favor do projeto.

O peemedebista também espalhou pela cidade uma espécie de minidoor. São ciclistas que circulam com o veículo adaptado com a propaganda do candidato, muitas vezes ocupando as calçadas destinadas ao tráfego de pedestres.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/119118/visualizar/