Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 19 de Agosto de 2013 às 10:04

    Imprimir


Em Mato Grosso existem 12 cidades onde a tranqulidade reina quase que absolutamente. Algumas bem distantes da Capital, como Rondolândia (1.600 km). Outras nem tanto, como Acorizal (63 km), que mesmo rodeada por municípios violentos (Cuiabá, Várzea Grande), mantém a disciplina e a paz. 


 
A boa notícia foi revelada por estudos do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos e Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais. A pesquisa faz parte da série Mapa da Violência, que é feita anualmente há 15 anos.


 
Entre os bons exemplos está Araguainha, menor município de Mato Grosso, distante de Cuiabá há 460 km. Lá não tem registros de assassinatos há vários anos. Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de 2010 são 1.077 habitantes na cidade.


 
Rondolandia News


 
Rondolândia, na divisa com Rondônia, é uma das que não tem homicídio em Mato Grosso De acordo com o secretário de Administração, Osmari César de Azevedo, o último caso foi em 1986, quando um fazendeiro de aproximadamente 35 anos foi vítima de um assalto, e mesmo sem reagir, foi baleado pelo ladrão, que não era morador da cidade, segundo informa o SuperSiteGood. 


 
Em Rondolândia o último homicídio foi há cerca de três anos. Dos 3.608 habitantes, 73% são da zona rural, ou seja, apenas 900 pessoas estão no perímetro urbano. 


 
Possui ainda três terras indígenas. Outro diferencial é que na cidade não há banco, nem casa lotérica ou instituição financeira. O hospital regional mais próximo está a 900 km, na cidade de Cáceres.


 
Tem festividades até pouco tempo apenas de caráter religioso (santos). Este ano o poder público local está instituindo ações sociais com foco na família, sem consumo de bebidas alcoólicas ou refrigerantes. A programação envolve campeonato de Pipa Pais e Filhos, Rua da Alegria, Festa Junina municipal e em breve Festival Gospel. 


 
ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS


 
“Não é permitido venda de bebidas alcoólicas e refrigerantes, somente suco. Porque incentivamos a alimentação saudável. Sempre temos a presença do Conselho Tulelar. Os bons resultados no quesito baixo índice de violência são frutos desse trabalho”, declarou a prefeita Beth Sabah Marinho da Silva (PT).


 
O clima de paz em Araguaiana (570 km da Capital) foi quebrado há cerca de um mês. Sem registrar mortes há três anos, as últimas duas mortes ( em 30 dias) chocaram a pacata população.


 
“Tanto o crime ocorrido há um mês como outro há 10 dias foram cometidos por pessoas de fora”, declarou o prefeito da cidade, José Marra Nery. No último, ambos eram de Goiânia, o que morreu e o que atirou.
 

 
Segundo o gestor, o povo é bem disciplinado e tranquilo. Programas nas escolas e palestras educativas para pais são desenvolvidas com o objetivo de manter a conscientização.


 
CONFIRA AS CIDADES DE MT 


 
O estudo faz parte da série Mapa da Violência. Analisou dados dos 5.565 municípios brasileiros reconhecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como resultado, constatou-se que em 1.085 deles não houve homicídios no período analisado, o que representa 19,5% do total. 


 
Em Mato Grosso 12 cidades não registraram homicídios nos anos de 2009, 2010 e 2011, sendo: Acorizal, Araguaiana, Araguainha, Glória D´Oeste, Indiavaí, Nova Santa Helena, Ponte Branca, Reserva do Cabaçal, Ribeirãozinho, Rondolândia, São José do Povo e Vale do São Domingos.
 


 
(Com informações do SuperSiteGood)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/11918/visualizar/