Repórter News - reporternews.com.br
Brasil Eleições 2012
Quinta - 12 de Agosto de 2010 às 11:06
Por: Marina Novaes

    Imprimir


Paulo Pinto/AE
Marcelinho Carioca é um dos ex-craques de futebol que tentam conquistar o eleitor e chegar à Câmara
Marcelinho Carioca é um dos ex-craques de futebol que tentam conquistar o eleitor e chegar à Câmara

 

Em 2010, além de artistas e afins, alguns ex-atletas tentam conquistar outros “campos”, e ensaiam uma estreia na política disputando uma vaga no Legislativo. Um levantamento feito pelo R7 aponta que 11 craques de futebol de fama nacional – o equivalente a um time – brigam por uma vaga nas assembleias estaduais ou na Câmara dos Deputados.

Com a promessa de não marcar gol contra na política, tentam chegar à Câmara Federal o atacante Romário (PSB-RJ), que se autointitula “o cara” em seu slogan de campanha; o volante Vampeta (PTB-SP) e o jogador Marcelinho Carioca (PSB-SP), que fizeram fama no Corinthians; além do ex-goleiro do Grêmio Danrlei (PTB-RS); e Adílio (PTC-RJ), ídolo das antigas do Flamengo.

A lista de ex-craques que tentam vaga de deputado estadual não fica atrás, e conta com os atletas Bebeto (PDT-RJ), parceiro do “Baixinho” na Copa do Mundo de 1994; Dinei (PDT-SP), que jogou no Corinthians; e o ex-atacante do Atlético Mineiro Marques (PTB-MG).

Curiosamente, em Goiás, um atacante e um goleiro duelam por uma vaga na Assembleia, em uma briga digna com gostinho de cobrança de pênaltis: de um lado, está o goleiro do Goiás Harlei (PSDB-GO); do outro, o atacante Túlio Maravilha (PMDB-GO), que após passar pelo Botafogo se tornou vereador em Goiânia.

Aliás, Túlio não é o único “veterano” dos esportes na política a retornar para a disputa eleitoral. Outro ex-atleta que já exerceu um cargo eletivo e também terá sua foto nas urnas em 2010 é Ademir da Guia (PPS), que já foi vereador na cidade de São Paulo e agora tenta eleger-se deputado estadual. 

- Acredito que meu diferencial seja o fato de já ter exercido no Legislativo municipal o cargo de vereador, e ainda o fato de estar há 50 anos atuando pelo esporte.

Embora tenha sido considerado o vereador com o menor índice de propostas relevantes para a cidade (1,6%), segundo levantamento da ONG (organização nãogovernamental) Transparência Brasil, de 2008, Ademir da Guia aposta que a experiência como vereador irá ajudá-lo a fazer um mandato melhor, caso seja eleito.

Propostas

Como era de se esperar, o esporte é o carro-chefe da campanha dos candidatos atletas, com algumas variáveis. Pai de uma filha com síndrome de Down, Romário levanta a bandeira da inclusão de pessoas com deficiência em sua lista de propostas.

Já Marcelinho Carioca elegeu a educação como tema central, e diz que decidiu ser candidato para “devolver para a sociedade” o que ela lhe deu.

- Eu parei como jogador, mas minha vida continua. Eu sei que vou contribuir muito.

Outro “trunfo” para os ex-atletas que tentam chegar ao poder é a iminência de dois grandes eventos esportivos no Brasil: a Copa do Mundo, de 2014, e as Olimpíadas, de 2016. A promessa de preparar o país para as duas competições também é figurinha carimbada dos aspirantes ao Congresso.

Além do time de candidatos, pelo menos outros quatro atletas “famosos” em outras modalidades também terão suas fotos nas urnas: os ídolos do boxe Maguila e Acelino de Freitas (o Popó); a ex-nadadora Rebeca Gusmão; e a maratonista Maria Baldaia.

Colaborou Renan Truffi, estagiário do R7





Fonte: do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/119229/visualizar/