Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 06 de Agosto de 2010 às 23:05

    Imprimir


O Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso (CES/MT) irá homologar o Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde, numa reunião prevista para o dia 03 de setembro. Esta foi uma das pautas do último encontro do Conselho, realizado no dia 04 de agosto, na Sala Bem-te-vi, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

Segundo o secretário de Finanças do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) e representante da entidade no CES, Orlando Francisco, a aprovação do plano é uma conquista para a categoria. “A partir dele, será possível diagnosticar os inúmeros problemas de saúde que acometem os trabalhadores do Estado, em especial os profissionais da educação”, ressaltou.

O objetivo principal do Plano Estadual é intensificar a prevenção das doenças junto à classe trabalhadora de Mato Grosso. Além disso, os agentes de saúde serão capacitados para diagnosticar as possíveis patologias. “Há muitos trabalhadores da educação em precárias condições de saúde, por isso esta iniciativa é muito importante para a categoria”, destacou.

Com o plano em prática, as Secretarias de Estado de Saúde (SES/MT) e de Educação (Seduc/MT) terão indicadores mais consistentes sobre a situação de saúde dos trabalhadores. O documento foi apresentado, discutido e previamente aprovado na última reunião do CES/MT, em função da extensa pauta e curto espaço de tempo. “Mas ele será a primeira pauta da próxima reunião”, ponderou Orlando Francisco.

O encontro também discutiu as ações de monitoramento e cooperação técnica nos Conselhos Municipais de Saúde; os processos da Ouvidoria; o Plano de Redução da Mortalidade Materna e Neonatal; o Plano Operativo Estadual de Saúde no Sistema Penitenciário; cronograma e metodologia a ser utilizada na elaboração do Plano de Trabalho Anual (PTA) para 2011, dentre outros assuntos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/119900/visualizar/