Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 05 de Agosto de 2010 às 17:05
Por: Pedro Zuazo

    Imprimir


A cana-de-açúcar é cultivada em praticamente todos os tipos de solo, dos mais arenosos aos mais argilosos. Os solos arenosos, entretanto são geralmente mais pobres quimicamente, o que prejudica a capacidade de absorção da planta e a torna mais suscetível à ação das pragas. A influência do tipo de solo na propagação das pragas em canaviais será um dos temas tratados no IV Seminário Ambicana, que acontece no dia 18 de agosto, em Ribeirão Preto (SP).

O tipo de solo não interfere diretamente na propagação da praga, mas pode favorecer sua ação, uma vez que as características químicas do solo podem favorecer ou prejudicar a capacidade da planta em sobreviver. De acordo com Leila Luci Dinardo Miranda, pesquisadora do Centro de Cana-de-Açúcar IAC, a melhor maneira de minimizar esse problema é escolher a variedade adequada para o solo onde o canavial está implantado.

— Independentemente do tipo de solo, o produtor pode ter problemas com pragas, por isso o ideal é alocar bem uma variedade. Em função do solo e do tipo de ambiente de produção que tem, ele deve escolher a variedade mais adaptada àquelas condições, pois ela será mais capaz de resistir ou sofrer menos com o ataque de pragas. Também é importante, em função do ambiente de produção, fazer amostragem para pragas e tomar medidas de controle — orienta.

Algumas pragas apresentam comportamento bastante variado de acordo com o tipo de solo. Um exemplo é o nematóide, parasita que pode ocorrer em qualquer tipo de solo mas que causa um dano muito maior em solos arenosos. Daí a importância da realização de amostragens de solos e pragas que servem de base para o produtor no momento da tomada de decisão de ações de manejo.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/120073/visualizar/