Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 17 de Agosto de 2013 às 14:57
Por: Darwin Júnior

    Imprimir


As obras de construção da trincheira do Zero Quilômetro ganharão mais celeridade na próxima semana. O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande retomará as escavações e executará outras atividades que visam a conclusão da obra. As escavações tiveram que ser desaceleradas para a execução dos viadutos, o que dispensou estruturas como as de cimbramento, oferecendo mais segurança aos trabalhadores e agilidade no processo.


De acordo com o consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pelas obras, os dois pequenos viadutos para circulação sobre a trincheira,  já foram concluídos e serão liberados para o tráfego. Para que a nova frente de serviço seja liberada será necessária a implantação da terceira etapa da rota alternativa de trânsito no entorno do Km Zero, o que permitirá o início das escavações em toda a extensão da trincheira, dando ainda mais forma à estrutura que servirá para passagem do VLT e de veículos menores, proporcionando mais fluidez ao trânsito na região.

O projeto de rota alternativa elaborado pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande foi aprovado pela Prefeitura através da Secretaria de Infraestrutura e da Superintendência de Trânsito e Transportes Urbanos. As ruas que serão usadas no trajeto passaram por avaliação do Consórcio VLT e de técnicos do município. O Consórcio providenciou as placas e faixas de orientação, bem como a sinalização horizontal e vertical que estão sendo colocadas ao longo da rota. Além disso, serão implantados conjuntos semafóricos em três pontos diferentes. Outros vão ser desligados.

O novo desvio implantado na região envolve as avenidas João Ponce de Arruda, Ulisses Pompeu de Campos, 31 de Março, FEB e outras ruas de menor fluxo, o que exigirá atenção redobrada dos motoristas, motociclistas e pedestres. A implantação do desvio será executada em duas etapas para minimizar os impactos e melhor assimilação por parte dos usuários.

Na terça-feira (20.08) o trânsito será alterado no sentido Cuiabá-Várzea Grande. O motorista que dirige pela avenida da FEB cruzará a via e entrará à esquerda na rua Irmã Elvira (restaurante Racho da Costela). A rua passará a ter sentido único e o motorista se manterá nela até chegar ao canteiro de obras, onde passará pelo viaduto da trincheira para ter acesso à avenida Ulisses Pompeu de Campos. Quem trafega pela 31 de Março em direção ao centro de Várzea Grande também passará pelo viaduto para entrar na Ulisses Pompeu.

O motorista que vai ao aeroporto terá que fazer o retorno próximo à unidade do Departamento de Água de Esgoto (DAE), onde foi feita uma adequação, para ter acesso à rua São Bernardo (que funcionará em sentido úncio) e depois seguir pela avenida Couto Magalhães. Em seguida fará o percurso que já está sendo realizado, entrando na rua Pedro Pedrossian, em seguida na avenida Filinto Müller até chegar ao aeroporto.

A segunda etapa da rota será implantada na quarta-feira (21.08), no sentido oposto. Para quem deseja transitar da região do Aeroporto para Cuiabá, a atenção deverá começar já na avenida João Ponce de Arruda, que teve o número de pistas reduzido. Seguindo pela via, o motorista entrará à esquerda na rua São Caetano (que terá o sentido invertido) para ter acesso à avenida Ulisses Pompeu de Campos, por onde seguirá até entrar no canteiro de obras, passando pelo viaduto sobre a trincheira, para então entrar na avenida 31 de Março, seguindo pela Professora Izabel Pinto em direção à estrada Dr. Paraná, rumo a Cuiabá.

A obra – A trincheira do Km Zero foi a primeira obra de arte iniciada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, em outubro do ano passado. A trincheira por onde passará o VLT e veículos está sendo construída no entroncamento das avenidas 31 de Março/Ulisses Pompeu de Campos com as avenidas João Ponce de Arruda/FEB, na rotatória do Km Zero e terá 384 metros de extensão. Cerca de 70 homens estão trabalhando nessa obra. Com a liberação total da frente de serviço, as atividades noturnas serão retomadas.

PRINCIPAIS MUDANÇAS

Rua São Bernardo – Terá um único sentido, levando o motorista da avenida Ulisses Pompeu de Campos para a avenida Couto Magalhães.

Rua São Caetano – Terá o sentido invertido, levando o motorista da avenida João Ponce de Arruda para a avenida Ulisses Pompeu de Campos.

Rua Irmã Elvira - Em decorrência do uso dessa rua como rota alternativa oficial e com único sentido (o inverso do que está sendo usado atualmente por muitos motoristas que usam como rota secundária de desvio), o Consórcio VLT também implantará placas em várias ruas no bairro da Manga para orientar os condutores sobre o novo fluxo e conduzi-los à avenida da FEB. 

Avenida da FEB – Em função do novo desvio, o comércio estabelecido na avenida (em direção ao Zero Km) no trecho interditado poderá ser acessado normalmente, já que o Consócio manterá pistas em dois sentidos apenas para acesso local. Haverá sinalização indicativa. O mesmo acontecerá para os estabelecimentos localizados na avenida João Ponce de Arruda entre a trincheira e a rua São Caetano.

Paradas de ônibus – Devido à implantação da rota, as paradas de ônibus serão remanejadas e informadas com antecedência às empresas do transporte público e à população. Com informações do consórcio VLT






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/12036/visualizar/