Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Sexta - 30 de Julho de 2010 às 19:15

    Imprimir


O Supermercado Big Lar participa da Semana Mundial do Aleitamento, que tem abertura oficial neste domingo (1º.08), a partir das 16 horas, na Praça 8 de Abril, em frente ao Chopão. O evento está sendo organizado pelo Projeto Via Láctea, em parceria com os hospitais Santa Helena e Santa Rosa e apoio do Big Lar.

O objetivo da Semana é conscientizar a população, em especial as mães, sobre os benefícios da amamentação, tendo como meta reduzir a morbi-mortalidade infantil ao diminuir a incidência de doenças infecciosas; proporcionar nutrição de alta qualidade para a criança, contribuindo para seu crescimento e desenvolvimento; contribuir para a saúde da mulher, reduzindo riscos de certos tipos de câncer e de anemia e ampliando o espaçamento entre partos;
proporcionar benefícios econômicos para a família e a nação; quando bem adotado, proporcionar satisfação à maioria das mulheres.

O Projeto Via Láctea atende em média 60 crianças nascidas prematuras e suas famílias. O trabalho consiste em orientar as mães quanto a alimentação e contribuir na coleta de leite materno para os bancos de leite dos hospitais parceiros. O projeto também ajuda na alimentação das famílias dessas crianças.

Além de apoiar as atividades do Via Láctea, o Big Lar mantém seu próprio projeto de incentivo ao aleitamento materno. É a Campanha Amigo do Peito, que mobiliza todos os funcionários da empresa na coleta de leite materno. Essa ação que contribui com os bancos de leite de Cuiabá e Várzea Grande.

A campanha acontece sempre por ocasião da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) do Big Lar. Além dela, o Big Lar mantém, em todas as lojas, a campanha de doação de vidros para a coleta de leite nos bancos dos hospitais de Cuiabá e Várzea Grande.

Dicas sobre amamentação

POR QUE PROTEGER A AMAMENTAÇÃO É IMPORTANTE?

O leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que o bebê precisa. Ele garante o melhor crescimento e desenvolvimento, não existindo nenhum outro alimento capaz de substituí-lo.

Não acredite em propagandas enganosas. Elas buscam confundir você e convencê-la a substituir a amamentação pela mamadeira.

Nos primeiros seis meses, o leite materno é suficiente.

Depois de seis meses, continue amamentando até os 2 anos ou mais e ofereça, gradualmente, outros alimentos saudáveis.

O QUE MAIS O BEBÊ GANHA MAMANDO NO PEITO?

Afeto e saúde. O ato de amamentar é o primeiro momento de carinho entre mãe e filho. Além disso, quando amamentado, o bebê recebe proteção contra infecções, alergias e outras doenças.

Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes bonitos, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

QUE VANTAGENS A AMAMENTAÇÃO TRAZ PARA A MÃE?

A amamentação também traz vantagens para a mãe.

O sangramento pós-parto diminui, assim como as chances de desenvolver anemia, câncer de mama e diabetes. A mulher que amamenta perde mais rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez.

POR QUE NÃO USAR MAMADEIRAS OU CHUPETAS?

As mamadeiras e chupetas costumam modificar a maneira de mamar e muitos bebês passam a não querer mais o peito. Além disso, podem causar problemas na dentição, na fala e aumentar o risco de infecções.

Acredite, seu filho prefere seu leite, seu peito, seu colo.

COMO AMAMENTAR?

- A mãe deve dar o peito ao seu filho sempre que ele pedir. O bebê não tem horário para mamar, tem seu próprio ritmo, que deve ser respeitado. Ele deve mamar até que fique satisfeito. É importante que ele esvazie bem uma mama antes de você passá-lo para a outra mama.

- O leite do fim da mamada tem mais gordura e, por isso, mata a fome do bebê e faz com que ele ganhe mais peso.

COMO SABER SE O LEITE DO PEITO ESTÁ SENDO SUFICIENTE PARA O BEBÊ?

Você pode ficar tranqüila se o bebê:

- Ficar satisfeito depois das mamadas;

- Urinar várias vezes ao dia;

- Ganhar peso e crescer bem.

DICAS ÚTEIS PARA UMA BOA AMAMENTAÇÃO:

- A cor do leite pode variar, mas ele nunca é fraco.

- Evite bebidas alcoólicas, fumo e drogas.

- A mãe que tiver excesso de leite pode doá-lo a um banco de leite humano e ajudar outros bebês que precisam.

NÃO SE ESQUEÇA:

Os bebês costumam mamar com muita freqüência, principalmente nos primeiros meses. Isso é normal.

Nem todo choro do bebê é fome. O seu filho pode chorar porque está com frio ou calor, cólicas, sentindo algum desconforto, fraldas sujas ou precisando de aconchego, de "colinho".

ORIENTAÇÃO PARA A MÃE TRABALHADORA.

Durante as horas de trabalho ou em casa, a mãe pode ordenhar o seu leite e guardá-lo em frasco limpo e fervido, numa geladeira, por até 24 horas, ou no congelador ou freezer, por até 15 dias. Este leite pode ser oferecido para a criança quando a mãe estiver fora de casa, em um copinho. Antes de oferecer o leite ao bebê, é preciso aquecê-lo em banho-maria.

Para maiores informações e esclarecer algumas dúvidas sobre amamentação entre em contato com os Bancos de Leite que fazem parte desta campanha.

UTI Neonatal Santa Helena

Av Presidente Marques, 201 – Santa Helena – Tel. 3621-3922 – Cuiabá/MT

Hospital Julio Muller

Rua Luís Philippe Pereira Leite, S/N - Alvorada - Tel. 3615-7238 – Cuiabá/MT

Pronto Socorro de Várzea Grande

Av. Alzira Santana, s/nº - Nova Varzea Grande – Tel. 3029-7206 - Várzea Grande/MT

HGU - Hospital Geral Universitário

Rua 13 de Junho, 2101 - Porto - Tel. 3363-7000 - Cuiabá/MT






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/120746/visualizar/